NARRATIVA DOCENTE E LEGADO EDUCACIONAL: ENTREVISTA COM A PROFESSORA DIOCLEIDE LIMA FERREIRA
Resumen
Diocleide Lima Ferreira foi docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Dió, era Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNCAMP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tendo experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, Antropologia e Prática de Ensino em Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, juventude, cidadania, política local, crianças e adolescentes e estudos urbanos. Foi ainda, Coordenadora titular do Mestrado ProfSocio/UVA e Coordenadora de área do subprojeto de sociologia no PIBID. Essa entrevista foi realizada no contexto de uma pesquisa de dissertação sobre formação docente e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e narra sua origem social, experiências escolares, formação universitária e atuação no PIBID que contribuíram para a construção de seu habitus docente e de sua concepção sobre formação de professores. Destaca-se, ainda, a defesa da articulação entre universidade e escola básica como eixo fundamental da formação inicial e continuada de professores. Por isso, o compartilhamento desse texto se constitui como registro memorial e homenagem à trajetória intelectual, humana e política da professora Dicleide Lima Ferreira, e marca o reconhecimento de suas contribuições e compromisso com a universidade pública e com a formação crítica em Ciências Sociais. A entrevista se deu a partir de blocos com dimensões diferentes das trajetórias social, acadêmica e profissional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2026-08-04
Cómo citar
FERREIRA (IN MEMORIAM), D. L.; MARQUES, A. K. do N. NARRATIVA DOCENTE E LEGADO EDUCACIONAL: ENTREVISTA COM A PROFESSORA DIOCLEIDE LIMA FERREIRA. Revista Homem, Espaço e Tempo, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 103–110, 2026. Disponível em: //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/849. Acesso em: 24 ago. 2026.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Derechos de autor 2026 Revista Homem, Espaço e Tempo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à RHET o direito de primeira publicação, estando o manuscrito licenciado sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento, a distribuição e a adaptação do conteúdo, desde que sejam devidamente reconhecidas a autoria e a publicação original nesta revista.
- Os autores poderão firmar, separadamente, acordos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho, tais como depósito em repositórios institucionais, publicação em livros, capítulos ou outras coletâneas, desde que seja mencionada a publicação inicial na RHET.
- A revista incentiva a divulgação e circulação dos trabalhos publicados em ambientes acadêmicos e digitais, incluindo repositórios institucionais, páginas pessoais, redes acadêmicas e demais meios de acesso aberto, considerando que tais práticas contribuem para a ampliação da visibilidade, do impacto científico e das citações da produção publicada.
- Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo, pelas informações, pelas opiniões e pelas referências apresentadas nos manuscritos publicados.
- Os artigos submetidos deverão ser acompanhados de declaração de revisão linguística em língua portuguesa, assinada por profissional habilitado, bem como de declaração de tradução e revisão dos resumos e demais elementos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), igualmente assinada pelos respectivos profissionais responsáveis.