ENTRE HISTÓRIAS E RESISTÊNCIAS: MULHERES QUILOMBOLAS ENQUANTO EDUCADORAS NA COMUNIDADE CASTORINA MARIA DA CONCEIÇÃO (PALMAS – PARANÁ, BRASIL)
Mots-clés :
Educação informal, Mulheres quilombolas, IdentidadeRésumé
A pesquisa foi realizada na Comunidade Quilombola Castorina Maria da Conceição (Palmas – Paraná, Brasil), onde se analisou o papel das mulheres quilombolas na construção do território e da identidade. É importante compreender como suas experiências e práticas como mulheres contribuem para a continuidade da territorialidade quilombola, repassada através de histórias e práticas de educação informal. A metodologia se dá de forma qualitativa, baseada em análise bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, história oral, observação e diário de campo. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. As mulheres são as principais responsáveis pelos cuidados domésticos e pela transmissão da memória coletiva, ao mesmo tempo que enfrentam sobrecarga e desigualdade no acesso à terra. Suas práticas constituem formas de resistência contra o racismo e a invisibilidade do Estado. Este trabalho contribui para o fortalecimento das geografias negras e feministas, propondo reflexões sobre a centralidade das mulheres nos processos de territorialização e construção identitária.Téléchargements
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