O ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE

Auteurs

  • Ana Cristina Azevedo, José Falcão Sobrinho

Résumé

O Presente artigo aborda sobre o assunto recursos hídricos em sala de aula, especificamenteatentando para o semiárido cearense, sendo estudado a partir da realidade do município deMucambo-CE. A pesquisa desenvolvida se deu com base em estudo bibliográfico e de campo,buscou-se dados em sites governamentais para melhor obter os resultados, e assim, serestudado o assunto de acordo com a realidade local dos alunos. O município localiza-se naporção noroeste do estado do Ceará e que na decorrência dos últimos anos (2012-2015) foiafetado pela estiagem, que é bem típico do semiárido. A temática foi estudada com base narealidade do município e características regionais, e em sala de aula a abordagem foi feita pormeio de várias metodologias, como, mapas, fotografias e maquete.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AB ́SÁBER, Aziz Nacib. Sertões e Sertanejos: uma geografia humana sofrida. Estudos

Avançados, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

geografia / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília: MEC/ SEF, 1998a.______.______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação

dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Serviço Geológico do Brasil. Programa de recenseamento de fontes de abastecimento

por água subterrânea no Estado do Ceará. Diagnóstico do Município de Mucambo.

Fortaleza, 1998 c. Disponível em: WWW.cprm.gov.br acesso em: 18/11/2015.

IPECE. Perfil Básico Municipal de Mucambo - 2014. Governo do Estado do Ceará –

Secretaria

de

Planejamento

e

Coordenação,

Fortaleza,

Disponível

em:

WWW.ipece.ce.gov.br acesso em: 16/11/2015.

MACHADO, Pedro José de Oliveira; TORRES, Fellipe Tamiozzo Pereira. Introdução à

Hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática

da pesquisa. – 14a ed. rev. e ampl. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PACHECO, Ana Paula Pinho. O Uso da maquete na disciplina de Geografia como recurso

didático pedagógico. In: Propostas Metodológicas para aprender e ensinar geografia./ Aldiva

Sales Diniz, Marize Luciano Vital e Sergiano de Lima Araújo (Organizadores). –Fortaleza:

Expressão Gráfica e Editora, 2013.

PAIXÃO, Celso Freire. ARAÚJO, Sergiano de Lima. Para que ensinar, como ensinar, o

que ensinar e como avaliar os conteúdos da geografia da educação básica. In: ______.

______. – Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

PAIXÃO E VASCONCELOS, Francisco Ulisses. VASCONCELOS, Dayse Paixão e.

AGUIAR E SILVA, Graça Maria de Morais. Currículo nas Escolas do Semiárido: A teoria

e as possibilidades de uma educação contextualizada. In: A Educação no Ambiente

Semiárido./ José Falcão Sobrinho, Adriana Campani, Adauto Neto Duque Fonseca, Rejane

Maria Gomes da Silva (Organizadores). Coleção Mossoroense, Edições Universitárias, 2012.

PONTUSCHKA, NídiaNacib. Para ensinar e aprender Geografia / Nídia Nacib

Pontuschka, Tomoko Iyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete. – 3a ed. – São Paulo: Cortez,

QUINTÃO, Altemar de Figueirêdo Bustorff. ALBUQUERQUE, Maria Aldaiza Martins de.

Desafios e Perspectivas do Ensino de Geografia no Brasil. Porto AleAlegre, 2009. Disponível

em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT2/tc2%20(9).pdf Acesso em: 02/11/2015.SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate a seca e a convivência com o

semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento./ Roberto

Marinho Alves da Silva. – reimp. – Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2010.

Téléchargements

Comment citer

José Falcão Sobrinho, A. C. A. (2018). O ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(2). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/184