REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NA OBRA O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ
Résumé
Este trabalho analisa as representações de infância presentes na obra OQuinze, de Rachel de Queiroz. Para tanto, delinea o perfil ficcional da criança cearensedo século XX a partir de suas possíveis raízes históricas e identifica prováveis intençõesda autora ao trabalhar com a infância na obra. O estudo apoiou-se em pesquisabibliográfica, com destaque para o pensamento de Ariès (1981), Moscovici (2007),Perrone-Moisés (1990), Zilberman (2003). Dentre os resultados, acham-se: o narradorfoca a criança exclusivamente pobre, nordestina e retirante, com perfil diferenciado doprevisto à burguesa, cercada de cuidados e feliz. Assim procedendo, a autora amplia atragicidade da problemática social tematizada na obra e provavelmente quis chamar aatenção do leitor para o atraso cultural político e social no qual vivia o sertanejonordestino no início do século XX.Téléchargements
Références
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2a ed.
Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1981.
BARRETO, Cintia Cecilia. A representação da infância em Lya Luft. 2006. 124 f.
Dissertação (mestrado em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1978.CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9):
-809, set, 72.
HEYWOOD, Colin. Uma História da Infância: da Idade Média à Época
Contemporânea no Ocidente. (trad. Roberto Cataldo Costa). Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAJOLO, Marisa. Infância de Papel e Tinta. In: História da infância no Brasil. Org.
Marcos Cezar de Freitas. 8° Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LANDIM, Teoberto. Seca: A estação do Inferno. Fortaleza: UFC/Casa José de Alencar,
LYOTARD, Jean-François. O Pós-moderno. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
MATA, Anderson Luís Nunes da. O silêncio das crianças: representações da infância na
narrativa brasileira contemporânea. 2006. 131 f. Dissertação (mestrado em Literatura) –
Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social / Serge
Moscovici: editado em inglês por Gerard Duveen: traduzido do inglês por Pedrinho A.
Guareschi. -5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. In: Flores da escrivaninha.
São Paulo: Cia. Das Letras, 1990.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 86. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2009.
STEARNS, Peter N. A infância. São Paulo: Contexto, 2006..
ZILBERMAN, R. O Estatuto da Literatura Infantil. In A Literatura Infantil na Escola.
ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Global 2003. (p. 31-59).
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.