CURSO A DISTANCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA DO SEMI-ÁRIDO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
Pretendemos aqui fazer um breve relato da experiência vivenciada pela disciplina Técnicas deEducação Ambiental, componente curricular integrante do módulo dois do curso Especialização emEducação Ambiental e Geografia do Semi-Árido numa Abordagem Interdisciplinar, com 40 horas.O nosso objetivo, além de relatar a experiência, é analisar as concepções de educação ambientaladquirida pelos alunos.Téléchargements
Références
CARVALHO, Isabel C. de M. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental
no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
______ Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998.
______ Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 13 ed. São Paulo: Paz e
terra, 1999.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papiros, 1995.
________A formação de professores ambientais. Campinas: Papiros, 2004.
HART, Paul. Narrativas, conhecimento e metodologias emergentes na pesquisa em educação
ambiental. In: GALIAZZI, Maria do Carmo, FREITAS, JOSÉ Vicente de (Orgs.). Metodologias
emergentes de pesquisa em educação ambiental. 2. Ed. Ijui: Ed. Unijui, 2007.
SATO, Michele; SANTOS, José Eduardo dos. Um breve itinerário pela educação ambiental. In:
_____. A contribuição da educação ambiental à esperança de pandora. 3. ed. São Carlos:
RiMA, 2006.
SILVA, Erineide da Costa e . Técnicas de educação ambiental unidade – 1 Educação Ambiental:
Evolução, Desafios E Perspectiva 2010c)
VIEIRA, P. F. Problemática ambiental e ciências sociais no Brasil. In: MAIMON, D. (Coord.).
Ecologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: APED, 1992.
VIOLA, E. O movimento ecológico no Brasil: do ambientalismo à ecopolítica. In: PÁDUA, J.A.
(Org.). Ecologia & política no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.