O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR, FRENTE ÀS INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS POR TECNOLOGIAS SOCIAIS APROPRIADAS AO SEMIÁRIDO
Resumen
Esta pesquisa realizou um estudo comparativo em duas comunidades rurais doMunicípio de Irauçuba; comunidades de São Rodrigo/JUCÁ e Boqueirão, onde,ambas, receberam Cisternas de Placas (Tecnologias Sociais Apropriadas), contudo, ametodologia de implantação foi diferenciada. Em uma das comunidades foi utilizada ametodologia da Educação Popular e as cisternas foram construídas em regime demutirão, enquanto que na outra, não houve o repasse da informação a respeito dasCisternas de Placas, porque as mesmas foram construídas por empreiteiras. Oobjetivo deste trabalho foi verificar se a metodologia da Educação Popular, comoelemento de sustentabilidade, durante a implantação de projetos de cisternas deplacas, possibilitou a abertura de um olhar crítico no sentido de empoderamento daspessoas beneficiados ou não. Os resultados mostraram que Tecnologias Sociaistrazem particularidades que requer das pessoas uma interação maior entre sujeitos eagentes, bem como de uma metodologia que sensibilize esses sujeitos aoempoderamento sobre suas próprias vidas. Nesse sentido a Educação Popularcumpriu o papel.Descargas
Citas
AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre Meio-ambiente e
Desenvolvimento. 3a edição. Brasília: Senado Federal, subsecretaria de
Edições Técnicas, 2000.
ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU. 1994
BRASIL, Tribunal de Contas da União. Avaliação da Ação Construção de
Cisternas para Armazenamento de Água / Tribunal de Contas da União ;
Relator Ministro Guilherme Palmeira. – Brasília : TCU, Secretaria de
Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo, 2006.
BRANDÃO, Ricardo Lima de. Zoneamento Geoambiental da Região de
Irauçuba – CE. Texto explicativo. Carta Geoambiental. Fortaleza: CPRM,
CÁRITAS BRASILEIRA. Construindo a Solidariedade no Semiárido –
Cisternas de Placas. s/d.DAGNINO, Renato. Et al. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia
social. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento /
Fundação Banco do Brasil – Rio de Janeiro: 2004.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança/Paulo Freire; tradução de Moacir
Gadotti e Lilian Lopes Martin. – Rio da Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleção
Educação e Comunicação Vol.1.
GADOTTI, Moacir. ESCOLA PÚBLICA POPULAR. Educação Popular e
Políticas Públicas no Brasil LASA 1994 - XVIII INTERNATIONAL CONGRESS
Latin American Studies Association 10-12 March 1994 - Atlanta, Geórgia.
GLOBO RAURAL. A democracia das águas. Edição 215. Set/2003.
Disponível
em:<http://revistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_
article_print/1,3916,597494-1641,00.html?>. Acesso em: 29 de Mar de 2008.
HÖFLING, ELOISA DE MATTOS. State and social (public) policies. Cad.
CEDES.,
Campinas,
v.
,
n.
,
Disponível
em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132622001000300
&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 28 Abr 2007. Pré-publicação.
IBGE.
Contagem
Populacional
Disponível
em
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/default.sht
m>. Acesso em: 29 de Mar de 2008.
KÜSTER, Angela. et al - Tecnologias Apropriadas para Terras Secas -
Manejo sustentável de recursos naturais em regiões semi-áridas no
Nordeste do Brasil/organizadores: Angela Küster, Jaime Ferré Martí, Ingo
Melchers - Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, GTZ 2006.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2000.
MELLO.
Claiton et al. Tecnologia social uma estratégia para o
desenvolvimento/Fundação Banco do Brasil – Rio de Janeiro: 2004.
MORROW,
Raymond A. e TORRES. Carlos Alberto. GRAMSCI E A
EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA. Percepções do debate
brasileiro. Currículo sem Fronteiras, v. 4, n. 2, pp. 33-50, Jul/Dez 2004.
Disponível
<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol4iss2articles/morrow.pdf>.
em:
Acesso
em: 28 Abr 2007.MALVEZZI, Roberto. Semiárido - uma visão holística. – Brasília: Confea,
PNUD - BRASIL. O pedreiro que inovou no combate à seca. Disponível em:
http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=116
&lay=pde>. Acesso em: 20 Abr 2008.
PEDRINI, Dalila. Sociedade em participação - Aprendendo e ensinando uma
lição.
Disponível
em
<http://www.eproinfo.mec.gov.
br/webfolio/Mod82841/ participacao.pdf>. Acesso em: 27 Ago 2008.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de
Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização:
normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses,
dissertações
e
monografias.
Belo
Horizonte,
Disponível
em
<http://www.pucminas.br/biblioteca/>
SOARES, Fátima Maria. Diagnostico Geoambiental da Bacia do Litoral do
Ceará. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 06, número 11, 2007
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.