ENTRE MARGENS E SILÊNCIOS: EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INCLUSÃO DA PESSOA SURDA
Mots-clés :
Educação Inclusiva, Relações étnico-raciais, SurdezRésumé
Este trabalho busca refletir sobre as intersecções entre a educação para as relações étnico-raciais e a inclusão da pessoa surda no espaço escolar, reconhecendo as margens e os silêncios que historicamente marcaram a experiência de grupos subalternizados. A análise parte da compreensão de que a escola é um espaço de produção e reprodução de saberes, mas também de desigualdades. Nesse contexto, discutir a educação das relações étnico-raciais significa enfrentar o racismo estrutural, ao passo que considerar a inclusão da pessoa surda implica questionar barreiras comunicacionais, culturais e pedagógicas. O estudo evidencia que ambas as pautas se encontram em um ponto comum: a luta pelo direito à diferença e pelo reconhecimento da diversidade como valor educativo. Por meio de revisão bibliográfica e análise crítica de documentos legais, como a Lei 10.639/2003 e a Lei 10.436/2002, destaca-se que as políticas públicas ainda enfrentam desafios quanto à efetivação de práticas inclusivas que contemplem simultaneamente marcadores de raça, etnia, língua e deficiência. Assim, o artigo propõe a necessidade de uma pedagogia interseccional, que reconheça a pluralidade de identidades presentes na escola e promova metodologias que valorizem tanto a história e cultura afro-brasileira quanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como expressão legítima. Conclui-se que somente a partir do diálogo entre essas perspectivas será possível construir uma educação democrática, crítica e inclusiva, capaz de romper com silenciamentos históricos e abrir espaço para a escuta das múltiplas vozes que compõem o tecido social.Téléchargements
Références
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