O ENSINO DE GEOGRAFIA E NOVAS POSSIBILIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS: INDICAÇÕES E ANÁLISE DE PRODUTORES DE CONTEÚDO GEOGRÁFICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Palabras clave:
Enseñanza de la geografía, Metodologías activas, Plataformas digitales, Educación básica.Resumen
O ensino de Geografia na educação básica, historicamente, tem sido associado a uma abordagem conteudista e mecanicista, centrada na memorização de conceitos, nomes de capitais e localizações geográficas. Essa visão limitada ainda persiste entre estudantes e até mesmo entre docentes de outras áreas, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo para o enfraquecimento do caráter crítico e formativo da disciplina. No entanto, com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), essa realidade vem sendo transformada. O acesso a plataformas digitais e a crescente oferta de materiais didático-pedagógicos específicos para a Geografia têm possibilitado práticas mais dinâmicas, interativas e alinhadas às metodologias ativas, potencializando o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia deste estudo apoia-se em pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos científicos e monografias sobre o ensino de Geografia, além de uma observação exploratória em três plataformas digitais: Prigeo, Edhumanas e Imprima Esta Ideia com o intuito de identificar, analisar e, quando pertinente, adquirir materiais voltados à educação básica. O objetivo central do artigo é divulgar e analisar a produção de recursos didáticos contemporâneos para o ensino de Geografia, promovendo sua valorização e incentivando práticas pedagógicas mais criativas, reflexivas e eficazes em sala de aula.Descargas
Citas
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