EVENTOS DE INUNDAÇÕES NO PARQUE DO POVO, PRESIDENTE PRUDENTE/SP: INTERVENÇÕES NO AMBIENTE E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS

Autores/as

  • Laércio Yudi Watanabe Silva UNESP, campus de Presidente Prudente/SP

Resumen

É comum que diversos setores da sociedade, da mídia e da academia culpabilizem a natureza e suas dinâmicas naturais diante de desastres provocados por eventos climáticos ou meteorológicos extremos, que frequentemente resultam em tragédias com perdas humanas. As inundações estão no cerne dessa discussão, uma vez que os cursos d'água e córregos urbanos possuem suas próprias dinâmicas naturais, incluindo suas respectivas planícies de inundação, muitas vezes ocupadas pelo avanço da urbanização. A ocupação indevida das áreas do leito maior e da planície de inundação desses cursos d'água pode resultar em riscos e vulnerabilidades socioambientais para os residentes e frequentadores dessas localidades. Este artigo tem como objetivo analisar os eventos de inundação no Parque do Povo, em Presidente Prudente/SP, cotejando esses episódios com as intervenções e ações antrópicas realizadas na área. O Parque do Povo está situado em uma região de fundo de vale, sobre um trecho do Córrego do Veado, que foi canalizado e tamponado onde se localiza o parque. A metodologia consistiu em realizar uma investigação histórica para entender as intervenções realizadas no local, além de analisar o clima e o relevo da área. Os resultados apontaram que os eventos de inundação no Parque do Povo têm motivações antrópicas, uma vez que o equilíbrio dinâmico do córrego urbano foi interrompido devido à sua canalização e tamponamento, assim como pela ocupação das áreas ao redor, que deveriam ser preservadas como planície de inundação do curso d'água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade; MONTEIRO, Ana. As temperaturas intraurbanas: exemplos do Brasil e de Portugal. Confins, v. 13, 2011.

BORTOLO, Carlos Alexandre de. O espaço público do parque do povo - Presidente Prudente - SP: reflexões geográficas. Revista Geografia em Atos. Departamento de Geografia da FCT/UNESP, Presidente Prudente, n. 13, v.1, janeiro a junho de 2013, p. 50 -65. 2013.

Brasil. Mapeamento de riscos em encostas e margem de rios. Brasília: Ministério das Cidades: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). 2007.

CARDOSO, Renata dos Santos; AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade. Características do clima urbano em Presidente Prudente/SP a partir de dados de temperatura e umidade relativa do ar e técnicas de sensoriamento remoto. Revista do Departamento de Geografia, v. 28, p. 39-64, 2014.

CARLOS, Ana Fani. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

IKUTA, Flavia Akemi. A cidade e as águas: a expansão territorial urbana e a ocupação dos fundos de vales em Presidente Prudente-SP. 2003. 191 f. 2003. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

LOPES, Pedro Henrique; CONSTANTINO, Norma Regina Truppel. Percepção dos córregos urbanos ocultos: o caso do córrego do veado em Presidente Prudente-SP. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 6, n. 44, 2018.

NECKEL, Alcindo; FANTON, Gilso; BORTOLUZZI, Edson Campanhola. Recuperação ambiental da área verde urbana degradada: loteamento cidade universitária-Passo Fundo-RS. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 35, n. 1, 2009.

NOVAIS, Marcos Paulo Souza. Análise do desastre hidrometeorológico ocorrido em dezembro de 2018 na cidade de Jacobina–BA. Geografia Ensino & Pesquisa, p. e27-e27, 2020.

PEDRO, Leda Correia; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. A Relação entre processos morfodinâmicos e os desastres naturais: uma leitura das áreas vulneráveis a inundações e alagamentos em Presidente Prudente-SP. Caderno Prudentino de Geografia, v. 2, n. 34, p. 81-96, 2012.

PEDRO, Leda. O estudo da paisagem e as diferentes formas de ocupação das vertentes na cidade de Presidente Prudente/SP. In: VI Simpósio nacional de geomorfologia. Goiânia. 2016.

SANT’ANNA NETO, João Lima. TOMMASELLI, José Tadeu Garcia. O Tempo e o Clima de Presidente Prudente. 1 ed. FCT/UNESP, 2009.

SILVA, Maria José Martinelli. O Parque do Povo em Presidente Prudente - SP: a lógica da intervenção do poder público local no processo de (re) estruturação do espaço urbano. Presidente Prudente, 1994. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP.

SOBARZO MIÑO, Oscar Alfredo. Os espaços da sociabilidade segmentada: a produção do espaço público em Presidente Prudente. Tese (Doutorado em Geografia) – UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente-SP, 2004.

TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair. AMARAL, Rosangela do (Orgs). Desastres Naturais: conhecer para prevenir. 2ª ed. São Paulo: Instituto Geológico, 2012.

Publicado

2025-09-01

Cómo citar

Silva, L. Y. W. (2025). EVENTOS DE INUNDAÇÕES NO PARQUE DO POVO, PRESIDENTE PRUDENTE/SP: INTERVENÇÕES NO AMBIENTE E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(19), 7–28. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/588