O USO DA INTERNET NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Resumen
Este artigo discute algumas possibilidades de uso da internet nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Realizou-se um estudo de caso no Colégio Liceu de Sobral, onde também foi proposta uma oficina pedagógica com os professores pesquisados. A metodologia da oficina consistiu na exploração prática de cinco ferramentas diversificadas da informática: Wikipedia (enciclopédia on line); Sites do INPE e IBGE; Google Earth; Buscador Google; e PowerPoint. Concluiu-se que a internet ainda é um recurso pouco utilizado pelo professor de Geografia do Liceu de Sobral, mas apresenta inúmeras opções de pesquisa e aprendizagem que podem tornar as aulas mais prazerosas e significativas.Descargas
Citas
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
DUTRA, Jaqueline Mariath. Informática na educação. Disponível em:
http://www.geocites.com/jaqued_br Acesso em: 03 ago. 2001.
FALZETTA, Ricardo. Na era das tecnoaulas. Disponível em:
http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?ed/138_dez00/html/navegar Acesso em: 4 fev.
NASCIMENTO, Claudinei Ferreira do; CARVALHO, Márcia Siqueira de. A Geografia e
as novas teias da aranha (Web). In: ASARI, Alice Yatiyio; ANTONELLO, Ideni
Terezinha; TSUKAMOTO, Ruth Youko (Org.). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisareflexão. Londrina: AGB, 2004. p.141-160.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática
Porto Alegre: ArtMed, 1998.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 2000.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS. Ana Fani A.
(Org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142
SOUZA, José Arilson Xavier de; ASSIS, Lenilton Francisco de. A inserção transversal do
Turismo no Ensino Médio de Geografia. Caminhos da Geografia – revista on line.
Uberlândia, v. 8, n. 21, p. 9-17, Disponível em: http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br
Acesso em: 13 dez. 2007.
VESENTINI, José William. O uso da Internet na pesquisa geográfica – uma introdução.
Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm Acesso em: 20 fev. 2001.
VESENTINI, José William. O ensino de Geografia no século XXI. Caderno Prudentino
de Geografia (17). Presidente Prudente: AGB, Jul.1995.
______. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, José
William. (Org.) O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p. 219-
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.