HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA PEDRO EVANGELISTA CAMINHA: 50 ANOS
50 anos
Palabras clave:
Escola, História e Memória, Sociologia, 50 anosResumen
A presente pesquisa partiu do interesse de jovens estudantes do ensino médio sobre a história do ambiente escolar. A partir da feira de projetos os alunos começaram uma investigação e descobriram que no ano de 2019 a referida instituição estava completando 50 anos de existência. Dessa forma, foi salutar desenvolver uma pesquisa um pouco mais aprofundada a partir de relatos de memória de antigos professores, funcionários, ex-alunos e parentes do Pedro Evangelista Caminha.Descargas
Citas
CALVINO, Ítalo. As Cidades e os Símbolos 1. In: As Cidades Invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); Portal do Senado Federal. Biografia. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_biografia.asp?codpar1=1731&li=44&lcab=1971-1974&1f=44>. Acesso em: 03 dez. 2019; SENADO. Dados (1983-1987).
DEMO, Pedro. ABC: iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. Campinas: Papirus, 1995.
CORTELAZZO, I.B.C.; ROMANOWSK, J.P. Pesquisa e prática profissional: organização da escola. Curitiba: Ibpex, 2007.
CERTEAU, Michel de. Caminhadas pela cidade. In: A Invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Família de Pedro Evangelista Caminha – 2019 (entrevista) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QfhT4otxRRQ. Acessado em 14 de dezembro de 2019.
GONÇALVES, Nádia Gaiofatto. Constituição Histórica da educação no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2012.
GROCHOSKA, Maria Andreia. Organização escolar: perspectivas e enfoques. 2ª ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014.
MOURA, Angelita Teresa da Conceição. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia.
O que é história Oral? Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral. Acessado em 08 de novembro de 2019.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, Cidades sensíveis, Cidades Imaginárias. Ver. Bras. Hist., v.27, nº53 de Junho de 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 13 de dezembro de 2019.
PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha – EEPEC. 2018.
SANTOS, José Honório dos. História e Memória de minha vida como docente na Escola Pedro Evangelista Caminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tFL3ClC3eoE.
SANTOS NETO, Antônio Fonseca dos. Timon: vila florescente. In: SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. Timon, uma flor de cajazeira: do povoamento à vila. Timon: [s/n], 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.