RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE, ALCÂNTARAS-CE

Autores/as

  • Jailson Lopes Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Antonia Helaine Veras Rodrigues Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das observações e regências feitas durante o Estágio Supervisionado, realizado na E.E.M Francisco de Almeida Monte em Alcântaras, Ceará. Considera-se que o Estágio Supervisionado é de fundamental importância na formação de futuros professores. Faz-se uma análise acerca das experiências e vivências, desta prática docente. Buscou-se compreender a importância do Estágio Supervisionado, pois este possibilita o primeiro contato com seu futuro campo de atuação. Com isto este trabalho, visa relatar principalmente as práticas vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado, além da compreensão do que é ser professor. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Vivência pedagógica, Prática docente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jailson Lopes Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Antonia Helaine Veras Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professora do curso de Geografia - Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Citas

ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN, 2005.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA. Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learing, 2011.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 14.ed. Campinas: Papirus, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA velhos e novos tempos. Edição do Autor. Maio, 2002.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Alselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no mundo globalizado. 3: ensino médio. 2. ed – São Paulo: Saraiva, 2013.

PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSK, Sandra T; (Orgs.) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 2 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 190 p.

VESENTINI. J. W. Realidades e Perspectivas do Ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004.

Publicado

2019-08-29

Cómo citar

Albuquerque, J. L., & Rodrigues, A. H. V. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE, ALCÂNTARAS-CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 74–86. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/306