RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE, ALCÂNTARAS-CE
Resumen
O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das observações e regências feitas durante o Estágio Supervisionado, realizado na E.E.M Francisco de Almeida Monte em Alcântaras, Ceará. Considera-se que o Estágio Supervisionado é de fundamental importância na formação de futuros professores. Faz-se uma análise acerca das experiências e vivências, desta prática docente. Buscou-se compreender a importância do Estágio Supervisionado, pois este possibilita o primeiro contato com seu futuro campo de atuação. Com isto este trabalho, visa relatar principalmente as práticas vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado, além da compreensão do que é ser professor. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Vivência pedagógica, Prática docente.Descargas
Citas
ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN, 2005.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA. Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learing, 2011.
KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 14.ed. Campinas: Papirus, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA velhos e novos tempos. Edição do Autor. Maio, 2002.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Alselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no mundo globalizado. 3: ensino médio. 2. ed – São Paulo: Saraiva, 2013.
PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSK, Sandra T; (Orgs.) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 2 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 190 p.
VESENTINI. J. W. Realidades e Perspectivas do Ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.