O RELEVO REPRESENTADO EM MAQUETE: DIMINUINDO-O PARA AUMENTAR SUA COMPREENSÃO (UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO BÁSICO)
Resumen
O presente artigo é resultado de uma experiência realizada na Escola de Ensino Fundamental Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque, na cidade de Sobral/CE. A partir de leituras a respeito da temática relevo foi constatada a dificuldade de trabalhar o conteúdo em sala de aula. Nesse sentido, a proposta traz a possibilidade de trabalhar com maquete no ensino de relevo na educação básica com a adoção de metodologias que tornem possível a leitura do relevo, mais especificamente do relevo em escala local, cujo, nos livros didáticos geralmente têm uma perspectiva mais geral. Deste modo, a utilização de maquete de relevo surge como uma grande aliada na transmissão do conteúdo relevo no ensino básico. A eficácia desse recurso é comprovada na experiência realizada na escola acima citado, onde ficou evidente a contribuição para com a aprendizagem do assunto utilizando a metodologia proposta.PALAVRAS-CHAVE: Geomorfologia; relevo local; maquete de relevo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.