UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA LAGUNA DO SARGENTO EM ICARAÍZINHO DE AMONTADA-CE.
Resumen
Considerando a importância da preservação dos recursos naturais, torna-se indispensável a gestão e omonitoramento dos tipos de uso e ocupação do solo no entorno dos recursos hídricos, permitindo oequilíbrio ecológico dessas regiões. A aplicação de técnicas de geoprocessamento é de fundamentalimportância para subsidiar as tomadas de decisões por partes dos órgãos ambientais competentes e parao mapeamento e monitoramento do solo e de extensas áreas. Este estudo propõe identificação bem comoquantificar as formas de uso e ocupação do solo da Laguna do Sargento, Icaraizinho de Amontada(Ceará) por meio da aplicação de técnicas de geoprocessamento digital associada ao sensoriamentoremoto, bem como a delimitação das áreas de preservação permanente (APP). Após a aplicação detécnicas de geoprocessamento, evidenciou-se durante a análise das informações que a ocupação noentorno da laguna em estudo encontra-se em estado avançado de ocupação e preocupa os recursosnaturais ainda existentes na região. Verificou-se que 55,01% da APP da Laguna do Sargento estáocupado por urbanização, estradas, cultura temporárias e pastoril. Conclui-se que a análise e omonitoramento dos recursos naturais, utilizando-se de geotecnologias, é indispensável, considerando alegislação vigente e ainda sua utilidade para fins ambientais, planejamento racional de uso e ocupaçãodo solo, inventários, entre outros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.