A ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA LOCAL: O PROJETO CARIRÉ ALÉM DOS MUROS NA EEM DONA MARIETA CALS
Resumen
O presente artigo trata acerca de Ensino de História, tomando como base umaexperiência educacional interdisciplinar desenvolvida pelo autor na Escola de EnsinoMédio Dona Marieta Cals, em Cariré, sobre História Local, através da História Oral eEducação Patrimonial. O objetivo deste trabalho é discutir qual impacto produzidosobre os jovens que participaram do projeto relatado, observar os resultados,repercussão, e socializar a experiência para ser reproduzida por outros professores.Descargas
Citas
BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de História, memória e história local.
Revista de História UEG. Porangatu, v. 2, n. 1, p. 301 – 321, jan./jul. 2013. Disponível
em http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1451 Acesso em 11
de Setembro de 2015
BARROS, José D’Assunção. O Lugar da História Local. São Paulo: Intervozes, 2013
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e
Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 1o e 2o
Ciclos - História, p. 29.
BRASIL. Lei no 9.394/ 69. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,
Ministério
da
Educação,
dez.
Disponível
em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 1 de Setembro de
BRASIL. MÉDIO. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino, Câmara de
Educação Básica. Resolução n. 3, de 26 de junho de 1998: Disponível em:
<http://www.mec.gov.br>. Acesso em 30 de Agosto de 2015
ELÍSIO, Filinto. A História de Cariré. Rio – São Paulo – Fortaleza: ABC Editora,
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. São Paulo: Papirus,
______. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2009.
(Repensando o Ensino).
ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em
http://www.educacional.com.br/articulistas/articulista0003.asp
Acesso
em
de
Setembro de 2015.
NEVES, Joana. “História local e construção da identidade social”. In: Saeculum -
Revista de História, João Pessoa, Departamento de História da Universidade Federal da
Paraíba,
n.
,
jan./dez.
Disponível
em:
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/11226 Acesso em 5 de Setembro
de 2015
PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato . 14.ed. São Paulo: Contexto,
,.
VARINES, Hughes de. “As raízes do futuro: O Patrimônio a serviço do
desenvolvimento local” 1 Ed. São Paulo 2012.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.