A FÁBRICA NAS CONSTRUÇÕES DA MEMÓRIA: NARRATIVAS E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO EM SOBRAL-CEARÁ
Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a construção visual e narrativa de Sobral, com enfoque nomundo do trabalho, a partir das recordações de interlocutores e de imagens sobre as fábricasCompanhia Industrial de Algodão e Óleo – CIDAO, e a Fábrica de Tecidos Sobral. Pretende-se aquiarticular em uma mesma pesquisa, perspectivas e práticas diferentes dentro do universo da temática doambiente fabril, refletindo sobre a historicidade do espaço urbano de Sobral, enfocando astransformações da paisagem citadina com a presença das fábricas e dos trabalhadores que praticam oslugares. Buscamos considerar novas abordagens e outros sujeitos atentando para as pulsações quebrotam da própria realidade com uma opção teórico-metodológica que põe em diálogo palavras eimagens – fotografias e depoimentos.Descargas
Citas
AGUIAR JÚNIOR, Paulo Rocha. A Cidade e o Rio: Produção do Espaço Urbano em
Sobral - CE. Dissertação (Mestrado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente-Universidade
Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
ALBERTI, Verena. Ouvir e Contar: Textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora
FGV. 2004.
ARAGÃO, Elizabeth Fiúza. A Trajetória da Indústria Têxtil no Ceará: Setor de fiação e
Tecelagem – 1880 – 1950. NUDOC. Fortaleza, 1989.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
BLOCH, Marc. Introdução à História, 5ª ed., Lisboa, Coleção Saber, Pub. Europa-América,
s/d.
DUBOIS, Phillipe. O Ato Fotográfico. Lisboa, Vega, 1992.e. O Sussurro do Tempo: Ensaios Sobre Uma História Cruzada das
Sensibilidades Brasil/França. In: ERTZOQUE, Marina Haizenreder; PARENTE, Temins
Gomes. História e Sensibilidade. Brasília. Paralelo 15. 2006.
LE GOFF, Jacques. “Documento/Monumento”, In: Memória-História, Enciclopédia
Einaudi, vol. I. Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1985.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro. Fotografias: Usos Sociais e
Historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (org.). O
historiador e suas fontes. 1. Ed. São Paulo. Contexto. 2011.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo. Contexto,
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. In: Tempo,
Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996.
RAMINELLI, Ronald. Lucien Febvre no Caminho das Mentalidades. In: R. História, São
Paulo, n. 122.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A Danação do objeto - o Museu no Ensino da História.
Chapecó: Argos, 2004.
SABINO, Fernando. A Falta Que Ela Me Faz. Rio de Janeiro: Record, 1985.
SALES, Telma Bessa. Canudenses na Cidade de São Paulo. In: JUCÁ, Gisafran Nazareno
Mota. Memórias entre cruzadas: experiências de pesquisas. Fortaleza. EdUECE,
Pág.178.
SOARES, José Teodoro. A Ideia de Modernidade em Sobral. Edições UFC/Edições UVA.
Fortaleza. 2000.
TURAZZI, Maria Inez. Quadro de História Pátria: fotografia e cultura histórica
oitocentista. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Lúcia Bastos (org.). Imagem e Conhecimento.
São Paulo. Edusp. 2006.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.