AS DIFICULDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA DO (NO) CAMPO NO ESTADO DE ALAGOAS: O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Resumen
Este trabalho objetiva identificar e analisar fatores que dificultam o processo deensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em uma escola do campo no estado de Alagoas.Como resultado, constatou-se que fatores externos a escola, a exemplo, do nãocomprometimento do poder público com a educação camponesa e fatores internos, centradosem uma visão estruturalista de língua, acentuam as dificuldades de aprendizagem nas aulas deportuguês.Descargas
Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In:
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (orgs.)
Por uma educação do campo. 4 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2009.BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na
sala de aula. 6 ed. São Paulo; Parábola Editorial, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais em
língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______ Congresso Nacional. LDB – Lei de Diretrizes e Bases de da Educação Nacional.
Brasília, 1996.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, Miguel
Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (orgs.) Por uma
educação do campo. 4 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2009.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel
Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (orgs.) Por uma
educação do campo. 4 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2009.
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em
educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (orgs.). Metodologias da
pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
GIROUX, Henry. A escola crítica e a política cultural. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
(Polêmicas do nosso tempo)
INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Junqueiro-AL: dados básicos.
Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acessado em: 20 de
agosto de 2011.
INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP.
Panorama da educação no campo. Brasília/DF: MEC, 2007.
SECRETARIA de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD. Educação do
Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília/DF: MEC, março de 2007(Cadernos
SECAD 2).
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17 ed. São Paulo: Editora
Ática, 2008. (Série fundamentos)
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.