O SOFTWARE GOOGLE EARTH APLICADO A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR LUIS FELIPE, SOBRAL-CE
Abstract
Esta pesquisa buscou diagnosticar como as geotecnologias são aceitas no sistemaeducacional, especialmente no Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Para isso,realizamos um estudo piloto com 45 alunos do 1° Ano único do turno vespertino de umaescola da rede estadual de ensino do estado do Ceará (E.E.F.M. Professor Luís Felipe).A metodologia incluiu a aplicação de dois questionários, uma aula teórica e uma aulaprática no laboratório de informática da escola envolvendo a apresentação de recursosbásicos do software Google Earth.Downloads
References
ALMEIDA, J. Educação e Informática: Os computadores nas Escolas. 2. ed. São
Paulo: Cortez, Editora Autores Associados, 1988.
ALMEIDA, F.J.; Fonseca Jr., F.M. ProInfo: Projetos e Ambientes Inovadores. MEC,
SEED, Ed. Parma, Brasília, 2000.
BELLONI, M.L. Tecnologia e Formação de Professore: Rumo a uma Pedagogia
Pós-Moderna? Revista Educação e Sociedade (on-line), v.19, n 65, p. 143-162,
Campinas, 1998. Disponível em: (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext
&pid=S0101-73301998000400005&Ing=en&nrm=iso). Acesso em: 20 de maio de
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Geografia, v. 5, Brasília,1999.
BRASIL. MEC/ SEMTEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica, P C N+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília,
, 104p.CÂMARA, Gilberto ET AL. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica.
Campinas: Instituto de Computação, UNICAMP, 1996.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimento.
Campinas, SP: Papirus, 1998. 192p.
DI MAIO, A.C. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio. Tese (Doutorado em
geografia / análise da Informação espacial) – UNESP, Rio Claro. 2004
FREIRE, F.M.P.; PRADO, M.E.B.B; MARTINS, M.C.; SIDERICOUDES, O. A
implantação da Informática no Espaço Escolar: Questões Emergentes ao Longo do
Processo. Disponível em: (http://www.edutec.net/textos/alia/misc/edbrisol.htm). Acesso
em 11 de Junho de 2009.
MORAES, M. Abril.com. Info Download. Google Earth 5. Disponível em:
(http://info.abril.com.br/download/4261.shtml). Acesso em 20 de Janeiro de 2010
NOGUEIRA, R. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de
dados espaciais. 2. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica e o Livro Didático: Uma Análise
Crítica. 2a Edição. Belo Horizonte/MG: Lê, 1998.
SCHLUNZEN JÚNIOR, K.; SCHLUNZEN, E.T.M.; SANTO, M.P.; TERÇARIOL,
A.A.L.; BALDO, M.C.A; FUZARO, A.M.; SILVA, A.A; SOUZA, M.L. Ambientes
Virtuais para a Formação de Educadores: buscando uma escola inclusiva. Revista
UNIVAP, v.10, n 18, p. 43-49, São José dos Campos, SP, junho 2003.
SILVA, A. B. Sistemas de Informações Georeferenciadas: conceitos e fundamentos.
Campinas: Editora da UNICAMP,2003.
SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distancia em sintonia
com a era digital e com a cidadania, Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro,
disponível em: (http://www.senac.br/boletim/boltec272e.htm). Acesso em: 20 de maio
de 2009.
TAKAHASHI, T. (Org.) Sociedade da Informação no Brasil – Livro Verde.
Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasília, 2000. Disponível em:
(http://www.socinfo.or.br). Acesso em: 25 de Março de 2009.VIDAL, A. M.; MAIA, J. E. B.; SANTOS, G. L. Educação, informática e
professores. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.