ELOS POSSÍVEIS ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LITERATURA DE CORDEL
Abstract
Geografia e Literatura de Cordel: trilhando suas práticas e possibilidades em sala de aula é uma proposta de trabalho que resultou de uma pesquisa, amadurecida e realizada durante a formação acadêmica em Geografia, mas germinada ainda na infância. A pesquisa envereda pelos folhetos, que retratam e edificam a historicidade de nossa região, lida, discutida, sentida, compreendida e revelada num universo simples, criativo e sem véu. Mergulhar nesse universo cordelista, é interpretar as formas de falar as lágrimas de um povo, povo do qual fazemos parte. Apesar da Literatura de Cordel nos últimos anos, ser um tema bastante estudado e discutido no meio acadêmico, com teses defendidas em diferentes áreas, pouco aparece nos trabalhos de Geografia. Não sabemos por qual motivo, apenas procuramos estabelecer um elo entre o cordel e a prática pedagógica em geografia, e os dois nos apontam que esse relacionamento profícuo. Para a construção desse artigo, nos detemos as questões que fomentam a compreensão da origem da literatura de cordel e seu conceito, em seguida identificamos os elos entre diferentes cordéis e o trabalho em sala de aula; seus encantos, suas abordagens, suas múltiplas possibilidades de gerar a utilização de outros recursos, etc.;Downloads
References
ALBURQUEQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A Inversão do Nordeste e Outras Artes.
São Paulo: Cortez, 2001, 340p.
ARAÚJO, Tânia Bacelar. Nordeste, Nordestes. In: Revista Teoria e Debate. São Paulo: 3º
trimestre. 1992
ASSARÉ, Patativa. Aqui Tem Coisa. São Paulo: Hedra, 2004.
____, Inspiração Nordestina. São Paulo: Hedra, 2003.
____, Uma Voz do Nordeste. São Paulo: Hedra, 2000. 2ª edição.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de
Janeiro:Ediouro,1954.
____, Os cinco livros do povo. Rio de Janeiro: José Olympio,1953.
____, Vaqueiros e Cantadores. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968.
ELIAS, Denise; SAMPAIO, José Levi Sampaio.(Org.). Modernização Excludente.
Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. 160p.
HOLANDA, Virginia C. C. de. Modernizações e Espaços seletivos no Nordeste
Brasileiro. Sobral: conexão lugar/mundo. Tese (Doutorado em Geografia Humana)
Departamento de Geografia da FFLCH da USP. São Paulo. 2007.____, O Que é Literatura Popular. São Paulo: Brasiliense, 1992. 5ª edição, 74p.
____, Sistema de Comunicação Popular. São Paulo: Ática, 1988.
MEYER, Marlyse. Autores de Cordel: Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação,
, 109p.
PINHEIRO, Helder. Cordel na sala de aula. São Paulo: Editoras duas cidades, 2001.
QUEIROZ.Raquel de. O Quinze. São Paulo: Siciliano, 1993.
RIBEIRO, Luiz Antonio de Moraes. Questões Regionais do Brasil. in: RUA, João. et al.
Para Ensinar Geografia. Contribuição para o Trabalho com 1º e 2º graus. Rio de Janeiro:
ACCES Editora, 1992.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no século
XXI. São Paulo: Record, 2001.
SILVA, Gonçalo Ferreira da. Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel. Rio de
Janeiro: Milart, 2001.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: O desafio da totalidade-mundo nas séries
iniciais.2 ed. São Paulo : Annablume, 2006. 188 p.
SUASSUNA, ariano. O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-eVolta - romance armorial-popular brasileiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. In.
http://www.secrel.com.br/jpoesia/cordel01.html Acesso em 10 set. 2005.
VANDERLEI. Pereira; AMÂNCIO. Geraldo. De Repente Cantoria: Uma coletânea de
versos e repentes dos maiores cantadores do Brasil.Fortaleza: LCR, 1995. 412p.
VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço, Geografia Geral e do Brasil. São Paulo:
Ática, 2001. 42ª edição.
FOLHETOS E POEMAS CITADOS
ALMEIDA FILHO Manoel D’. Os Cabras de Lampião. São Paulo: Luzeiro, s/d
ALMEIDA FILHO, Manoel D’. Padre Cícero, O Santo do Juazeiro. São Paulo: Luzeiro,
s/d
ALMEIDA FILHO, Manoel D’. Tricampeão do Mundo, in Literatura Popular em Verso:
Coleção de Textos da Língua Portuguesa Moderna. Tomo I. Rio de Janeiro: Fundação Casa
de Rui Barbosa, 1973.
AMARAL, Firmino Teixeira do. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum.
São Paulo: Luzeiro, s/d
AREDA,Francisco Sales. As Palhaças de Pedro Malazarte. São Paulo: Luzeiro, s/d
ASSARÉ, Patativa do. O Padre Henrique e o Dragão da Maldade. In ASSARÉ, Patativa.
Uma Voz do Nordeste. São Paulo: Hedra, 2000. 2ª edição.
____, A Triste Partida. In. ASSARÉ, Patativa. Inspiração Nordestina. São Paulo: Hedra,
____, ABC do Nordeste Flagelado. ASSARÉ, Patativa do. O Padre Henrique e o Dragão
da Maldade. In ASSARÉ, Patativa. Uma Voz do Nordeste. São Paulo: Hedra, 2000. 2ª
edição.
____, Abílio e seu Cachorro Jupi. Caixa de Folhetos, 1993.
____, Brosogó, Militão e o Diabo. In ASSARÉ, Patativa. Uma Voz do Nordeste. São
Paulo: Hedra, 2000. 2ª edição.
____, Emigração e As Conseqüências. In. ASSARÉ, Patativa. Aqui Tem Coisa.
São Paulo: Hedra, 2004.
____, Glosas Sobre O Comunismo. Caixa de Folhetos, 1993.
____, História de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa. In ASSARÉ, Patativa. Uma Voz
do Nordeste. São Paulo: Hedra, 2000. 2ª edição.
____, O Doutor Raiz. In. ASSARÉ, Patativa. Inspiração Nordestina. São Paulo: Hedra,
____, O Meu Livro. Caixa de Folhetos, 1993.
____, Saudação a Juazeiro. In. ASSARÉ, Patativa. Inspiração Nordestina. São Paulo:
Hedra, 2003.
____, Vicença e Sofia ou o Castigo de Mamãe. Caixa de Folhetos, 1993.
ATAÍDE, João Martins de. História do Valente Vilela. São Paulo: Luzeiro, s/d.
BARROS, Leandro Gomes de. A Seca no Ceará. In Literatura Popular em Verso: Coleção
de Textos da Língua Portuguesa Moderna. Tomo I. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui
Barbosa, 1973.
____, Antonio Silvino. São Paulo: Luzeiro, s/d
____, Boi Misterioso. São Paulo: Luzeiro, s/d.
____, Donzela Teodora. São Paulo: Luzeiro, s/d.
____, História de João da Cruz. São Paulo: Luzeiro, s/d
____, Peleja de Manoel Riachão com o Diabo. São Paulo: Luzeiro, s/d.
____, Vida e Testamento de Cancão de Fogo. São Paulo: Luzeiro, s/d
CABRAL, João Firmino. História, Vida e Morte de Luiz Gonzaga. São Paulo: Luzeiro,
s/d
CAROLINO, Severino Cândido. A Carestia Solando o Pobre In MEYER, Marlyse.
Autores de Cordel: Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980, 109p.
CAVALCANTE, Rodolfo Coelho. A Chegada de Getúlio Vargas no Céu e Seu
Julgamento. In MEYER, Marlyse. Autores de Cordel: Literatura Comentada. São Paulo:
Abril Educação, 1980, 109p.
____, A Chegada de Lampião No Céu. São Paulo: Luzeiro, s/d
____, Tricampeão do Mundo. Literatura Popular em Verso: Coleção de Textos da Língua
Portuguesa Moderna. Tomo I. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.CAVANAGHI, Hélio. O Contador de Mentira. São Paulo: Luzeiro, s/d
DANTAS, João. Capitão Carlos Lamarca o Guerrilheiro do Brasil. Campina Grande,
s/d
EVANGELISTA, João Lucas. Aventuras de João Desmantelado. São Paulo: Luzeiro, s/d
____,O Sufoco do Real. s/d
HELENA, Raimundo Santa. A Cartilha do Povo. In. LUYTEN, M. Joseph. O Que é
Literatura Popular. São Paulo: Brasiliense, 1992. 5ª edição, 74p.
JOTABARROS. Arranca Rabo em São Paulo. In LUYTEN, M. Joseph. O Que é
Literatura Popular. São Paulo: Brasiliense, 1992. 5ª edição, 74p.
JOTABÊ. As Eleições e as Promessas. s/d
LAURENTINO, Zé. A Carta de Matuto. In: Meus Poemas que não Foram Lidos.
Campina Grande, 1993.
LEITE, José Costa. O Encontro de Lampião Com Antônio Silvino. s/d
____, Tudo Agora Levantou. In MEYER, Marlyse. Autores de Cordel: Literatura
Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980, 109p.
LIMA, João Ferreira de. As Proezas de João Grilo. São Paulo: Luzeiro, s/d
____, José de Souza Leão. São Paulo: Luzeiro, s/d.
LIMA, Natanael. O Encontro de Frei Damião com Padre Cícero no Céu. s/d
LIRA, Luiz Rodrigues. A Vingança do Sertanejo no Engenho Pirapama. s/d
MEDEIROS, Léo. A Chegada de Patativa no Céu. Sobral: Gráfica Global, 2002.
____,As Gêmeas do Pacujá. Sobral: Gráfica Global, 2001.
____,Dessa Vez Subiu Foi Tudo. Sobral: Produção Própria, 2002.
____,O Que o Povo Quer do Governo Lula. Sobral: Gráfica Vitória, 2003.
____,O que a Bebida Me Deu. Sobral: Produção Própria, 2002.
MONTEIRO, Manoel. Quer Escrever um Cordel, Aprenda Fazer Fazendo. Campina
Grande: 2003.
____,Holocaustos dos homens Nus. Campina Grande, 2003.
____,Nova História da Paraíba. Campina Grande, S/d
____, Campina do Meus Amores. Campina Grande, S/d
MONTEIRO, Manoel.VIANA, ARIEVALDO. Viagem a Baixa da Égua ou o País onde
Macaxeira Grande é Supositório. Campina Grande, 2004.
NECO FILHO, João. Contra o Bicho da Miséria a União Faz a Força. Fortaleza, 2001
O SERTANEJO VALENTE ZÉ GARCIA. In. CASCUDO,Luis da Câmara. Vaqueiros e
Cantadores, Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968.OLIVEIRA, Severino Gonçalves de. As Perguntas do Rei e as Respostas de Camões.
São Paulo: Luzeiro, s/d
PEREIRA SOBRINHO, Manoel. A Princesa do Reino do Mar Sem Fim. São Paulo:
Luzeiro, s/d.
____,Rosinha e Sebastião. São Paulo: Luzeiro, s/d.
QUEIMADAS, Fabião das. Touro Mão de Pau. In. CASCUDO,Luis da Câmara.
Vaqueiros e Cantadores, Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968.
REZENDE, José Camelo de Melo. Coco Verde e Melancia ou Armando e Rosa. São
Paulo: Luzeiro, s/d.
____,Pavão Misterioso. São Paulo: Luzeiro, s/d.
ROCHA, José Pacheco da, A Chegada de Lampião no Inferno. São Paulo: Luzeiro, s/d
ROMÃO, José Maria. Dom José Também É Santo.Sobral, s/d
____,Morte de Coronel Ludugero. Sobral: 1970
____,O Monstro da Serra Verde. Sobral, s/d
____,Papa João Paulo II.Sobral: 1980
SANTIAGO, Francisco Renan de. Nosso Teatro São João a Saga do Sobralense. Sobral:
s/d
____,O Encontro do Salário Mínimo com Compadre Mensalão. Sobral: Gráfica Global,
____,Saudade, Amor e Desejo. Sobral: s/d
____,Sobral Patrimônio da Humanidade. s/d
SANTOS, Antonio Teodoro dos. Piadas de Bocaje. São Paulo: Luzeiro, s/d
SANTOS, Apolônio Alves dos. O Heroísmo de João Canguçu no Engenho Gameleira.
In Literatura Popular em Verso: Coleção de Textos da Língua Portuguesa Moderna. Tomo
I. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.
SILVA, Delarme Monteiro. Joana D’Arc A Heroína da França. São Paulo: Luzeiro, s/d
SILVA, Francini Sales da. Aparecimento de Nossa Senhora na Serra da Meruoca.
Sobral: s/d
____,Morte de Zé Armando em São Benedito. Sobral: s/d
____,O Crente Gastão Quinum que Zombou de São Francisco e Ficou Pregado na
Palmeira. Sobral: s/d
____,O Menino que Nasceu com Chifre em São Paulo Sobral: s/d
____,Profecias de Frei Damião. Sobral: s/d
SILVA, Gonçalo Ferreira da. Aristóteles Vida e Obra. Rio de Janeiro: ABLC, 2002.
____,Arquimedes o Maior Sábio da Antiguidade; Rio de Janeiro:
ABLC, 1990.____,Galileu Galilei Vida e Obra; Rio de Janeiro, 1988.
____,Mahatma Gandhi; Rio de Janeiro: ABLC, s/d
____,Pitágoras A Escola e os Seus Destinos. Rio de Janeiro: ABLC, 1996
____,Sócrates Canalizador Maior do Pensamento Cristão; Rio de Janeiro: ABLC, 2002.
SILVA, Minelvino Francisco da. João Acaba Mundo e a Serpente Negra. São Paulo:
Luzeiro, s/d.
SILVA, Severino Milanês da. História do Valentão do Mundo. São Paulo: Luzeiro, s/d.
SOARES, José. A Morte de Juscelino Kubitschek. s/d
____,Brasil campeão do Mundo: A Copa do Mundo em Foco. In. Literatura Popular em
Verso: Coleção de Textos da Língua Portuguesa Moderna. Tomo I. Rio de Janeiro:
Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.
SOUSA, José Edson de. Clamando Por Justiça! A Luta de Uma Comunidade Contra a
Invasão da Carcinicultura. Acaraú, 2003
VIANA, Antonio Klévisson e AZEVEDO, Téo. A Peleja de São Paulo Com o Monstro
da Violência. In. LUYTEN, M. Joseph. O Que é Literatura de Cordel. São Paulo:
Brasiliense, 2005. 88p.
VIANA, Antonio Klévisson e RINARÉ, Rouxinol do. A Grande Peleja Virtual de
Klévisson Viana e Rouxinol do Rinaré. Fortaleza: Tupynanquin, 2003.
VIANA, Antonio Klévisson. A Grande Vitória de Lula o Brasil Sem Medo de Ser Feliz.
Fortaleza: Tupynanquin, 2002.
VICTTOR, J. A discussão de Pelé com Maradona.s/d
VILANOVA. José. O Sertanejo Antonio Cobra Choca. In. MEYER, Marlyse. Autores de
Cordel: Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980, 109p.
DISCOGRAFIA
LAURENTINO, Zé. Conversa de Passageiro. In: No meu Sertão é Assim. Campina
Grande, 2000.
PEDROSA, Chico. Cidadania Ferina. In: Sertão Caboclo. s/d
____, Contramão do Dever. In: No meu Sertão é Assim. Campina Grande, 2000.
____, O Santo Protetor. In: Sertão Caboclo. s/d
____, Sertão Independente. In: No meu Sertão é Assim. Campina Grande, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.