OS CANGACEIROS NA LITERATURA BRASILEIRA
Abstract
O banditismo social é um dos fatores mais estudados recentemente entre as váriascorrentes historiográficas, em especial, ao ocorrido no Nordeste do Brasil no início do Século XX. Neste sentido, a literatura brasileira seguiu um caminho paralelo entre o fato histórico e o mundo fictício, dando aos personagens um toque de realidade por mesclar o ambiente natural, a pesquisa histórica e a criatividade dos autores.Downloads
References
AMADO, Jorge. Seara Vermelha (Romance)49ªEdição. Editora Record. Rio de Janeiro,
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. Série Bom Livro. Editora Ática.
ª Edição e 6ª Reimpressão. São Paulo, 2004.
QUEIROZ. Rachel. Memorial de Maria Moura. 18ª Edição. José Olympio Editora. Rio de
Janeiro, 2006.
RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas: quadros e costumes do Nordeste. 9ª Edição.
Editora Record. Rio de Janeiro/São Paulo, 1979.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 33ª Impressão. Editora Nova Fronteira.
Rio de Janeiro, 1988.
REGO, José Lins do. Cangaceiros: Romance. 11ª Edição. José Olympio Editora. Rio de
Janeiro, 2004.
SUASSUNA, Ariano. Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-EVolta. 2ª Edição. Livraria José Olympio. Rio de Janeiro, 1972.TÁVORA, Franklin. O Cabeleira. Coleção Os Clássicos. ABC Editora. Rio-São PauloFortaleza, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.