USOS DO FACEBOOK POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ
Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com os alunos daEscola de Ensino Médio Elza Goersch, na cidade de Forquilha no Ceará. Procurou-secompreender quais eram os “usos” que os estudantes faziam do Facebook, utilizando-seda categoria “juventude” e, ainda, quais as interferências de tais usos nos processos desocialização/sociabilidade. Para isso recorreu-se à aplicação de questionários, entrevistase grupos focais, no período de 2013/2014.Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar. 2004.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. [online] Acessado em: 05/2014 às 14h00.
Disponível
em:
<http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/educacao_de_jovens_e_adultos_e_juvent
ude_-_carrano.pdf>
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a
sociedade. trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.KIRKPATRICK, David. O efeito facebook: Os bastidores da história da empresa que
está conectando o mundo. Tradução, OLIVEIRA de, Maria Lúcia. Rio de Janeiro:
Intrínseca, 2011. 416p.
LÈVY, Pierre, Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, 264p.
MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. trad. Maria C. de Sá Cavalcante. Rio de
Janeiro: Rocco, 1984.
PALFREY, John. GASSER, Urs. Nascidos na Era digital: Entendendo a primeira
Geração dos Nativos Digitais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador
e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. 238p.
________________, Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191p.
SIMMEL, Georg. A sociabilidade. In Questões fundamentais da sociologia: indivíduo
e sociedade. trad. Pedro Caldas. Rio de janeiro: Zahar, 2006.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.