PESQUISA NA ESCOLA MARIA AUGUSTA DE SOUSA, NO POVOADO DE BREJINHO, MUNICÍPIO DE BACABAL, MARANHÃO: a alegria de estar na escola
Abstract
A proposta deste estudo investiga como está se processando aeducação do campo como fonte de aprimoramento da sociedade local. Para isso, abase da reflexão é a Escola Maria Augusta de Sousa do povoado de Brejinho, nomunicípio de Bacabal, Estado do Maranhão. Este trabalho pretende retratar suaspráticas pedagógicas seu funcionamento, seu significado pedagógico tendo emvista o melhor desempenho e melhores resultados do ensino - aprendizagem,preocupando-se para que este esteja voltado para as reais necessidades dacomunidade. Mostraremos também que a organização da referida escola édesenvolvida de modo prazeroso de intencionalidade procurando combinarpedagogias que cultivem identidades autoestima, valores, memórias, saberes esabedoria, segundo os quais aluno é um elemento ativo das atividades da escolaescolar com a existência de uma boa relação entre professores e alunos, comaceitação e cumplicidade, gerando, assim, um trabalho significante que se adéquaà realidade rural. As atividades pedagógicas visam estimular aos alunos oaprender a viver com intenção de se fixar no campo. Dentre os aspectosabordados, destacamos a expectativa, o envolvimento de todos os profissionais daescola com a comunidade, estimulando a alegria e a ação criadora doconhecimento sendo assumida pelas pessoas que a conquistaram respeitando arealidade vivida pelos alunos e o reconhecimento da sabedoria popular.Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Lamparina,
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
________. Educação e mudança. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
SNYDERS. Alegria na escola. São Paulo: Monole, 1988.
________. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na Escola a partir do texto literário.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.