TRADIÇÕES SERTÂNICAS: POR UMA PEDAGOGIA DO FUXICO
Abstract
O texto trata das tradições culturais dos Sertões desde os repertórios vivos de seussímbolos primordiais (cantiga de roda, reisado, cordel etc.); do renascimento dessas tradiçõesmediante o dinamismo de suas permanências e mudanças; da imagem do Fuxico como metáfora quetraduz os entrelaces, a policromia e a dinamicidade das tradições sertânicas; da Pedagogia doFuxico como expressão da interculturalidade no educar com o dinamismo, a intensidade dametáfora do Fuxico.Downloads
References
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os Sentidos da Sensibilidade: sua fruição no fenômeno do
educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. O vigor das tradições culturais dos sertões Semi-Áridos na ação
de educar. In: Caderno Multidisciplinar Educação no contexto do Semi-Árido brasileiro: Currículo,
contextualização e complexidade. Ano 02, n. 04, dez. 2007.
ARAÚJO, Miguel Almir L. de. Laços de encruzilhada: ensaios transdisciplinares. Feira de Santana:
UEFS, 2001.
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1989.
BHABHA, Homi K. O lacal da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP &
A, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MORIN, Edgar. Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF:
UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1986.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
VIEIRA, Padre Antonio. Sertão brabo. São Paulo: Gráfica Brasileira, 1968.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.