GESTÃO COMUNITÁRIA DA ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DA GESTÃO EDUCACIONAL À LUZ DA FILOSOFIA ARISTOTÉLICA

Autores

  • José Edmar Lima Filho

Resumo

A temática abordada aqui apresenta um novo modelo de gestão escolar que seja capaz deamplificar as possibilidades de atuação da comunidade nas decisões e deliberações do espaçoonde seus filhos recebem a “educação”. Saímos de uma visualização de um modelo gestormeramente democrático para chegar a uma nova perspectiva gestora, aqui denominada gestãocomunitária. Para tanto, de Aristóteles buscamos luzes para esclarecer essa nova perspectiva,buscando inclusive repensar o significado da educação vinculando-a à formação do bomcidadão. Deste novo (?) olhar sobre a educação surge a nova visão de gestão que possibilita àcomunidade gerir os caminhos da escola local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2009._____________. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2005.

BOTO,

C.

A

Ética

de

Aristóteles

e

a

Educação.

Disponível

em:

http://www.hottopos.com/videtur16/carlota.htm. Acesso em 04/01/2010 .

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1971.

SILVA, F. L. E. Aristóteles, saber, justiça e felicidade. In: SANTOS, M. V. (org.). Os

Pensadores, um Curso. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, São Paulo: Casa do Saber, 2009.ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ABRÃO, B. S. História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2a ed. São Paulo: Moderna, 1996.

_______________. Filosofando. São Paulo: Moderna,1986.

BELO HORIZONTE, PREFEITURA MUNICIPAL. Proposta Político-Pedagógica “Escola

Plural”. Belo Horizonte: PBH, outubro de 2004 (Documento I).

BERTI, E. As razões de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 1998.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

__________. Introdução à História da Filosofia: dos Pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo:

Companhia das Letras, 2002.

DEMO, P. Participação e conquista. 2a ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.

p.

DURANT, W. A História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, Coleção Os Pensadores,

FRANCA, L. Noções de História da Filosofia. 24a ed. Rio de Janeira: Agir, 1990.

GILES, T. R. Introdução à Filosofia. São Paulo: EPU & EDUSP, 1979.

HEIDEGGER, M. Que é isto – a Filosofia? In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos

filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1979.

HORA, D. L. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva.

Campinas: Papirus Editora, 1994.

KANT, I. Sobre a pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 2002.LARA, T. A. A Filosofia nas suas origens gregas: Caminhos da Razão no Ocidente.

Petrópolis: Vozes, Vol. I, 1989.

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

MONDIN, B. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. São Paulo:

Edições Paulinas, 1980.

____________. Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus, 1981.

REALE, G. & ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, Vol. I, 1991.

SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. São Paulo: Cortez,

SCIACCA, M. F. História da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, Vol. I, 1967.

Downloads

Como Citar

Filho, J. E. L. (2018). GESTÃO COMUNITÁRIA DA ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA DA GESTÃO EDUCACIONAL À LUZ DA FILOSOFIA ARISTOTÉLICA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 4(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/89

Edição

Seção

ARTIGOS