O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR, FRENTE ÀS INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS POR TECNOLOGIAS SOCIAIS APROPRIADAS AO SEMIÁRIDO

Autores

  • Francisco Gilvane Mota, Ms. Vânia Maria Lourenço Sanches

Resumo

Esta pesquisa realizou um estudo comparativo em duas comunidades rurais doMunicípio de Irauçuba; comunidades de São Rodrigo/JUCÁ e Boqueirão, onde,ambas, receberam Cisternas de Placas (Tecnologias Sociais Apropriadas), contudo, ametodologia de implantação foi diferenciada. Em uma das comunidades foi utilizada ametodologia da Educação Popular e as cisternas foram construídas em regime demutirão, enquanto que na outra, não houve o repasse da informação a respeito dasCisternas de Placas, porque as mesmas foram construídas por empreiteiras. Oobjetivo deste trabalho foi verificar se a metodologia da Educação Popular, comoelemento de sustentabilidade, durante a implantação de projetos de cisternas deplacas, possibilitou a abertura de um olhar crítico no sentido de empoderamento daspessoas beneficiados ou não. Os resultados mostraram que Tecnologias Sociaistrazem particularidades que requer das pessoas uma interação maior entre sujeitos eagentes, bem como de uma metodologia que sensibilize esses sujeitos aoempoderamento sobre suas próprias vidas. Nesse sentido a Educação Popularcumpriu o papel.

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Como Citar

Ms. Vânia Maria Lourenço Sanches, F. G. M. (2018). O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR, FRENTE ÀS INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS POR TECNOLOGIAS SOCIAIS APROPRIADAS AO SEMIÁRIDO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/71

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