TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO: ESCOLAS QUILOMBOLAS DE SANTARÉM, PARÁ

Quilombola schools in Santarém, Pará

Autores

  • Alan Augusto Moraes Ribeiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Joilson Vasconcelos dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Palavras-chave:

Escolas. Quilombo. Santarém. Amazônia.

Resumo

Neste artigo registramos um perfil informativo-descritivo sobre dez (10) escolas situadas em territórios quilombolas de Santarém-Pará, nomeando os espaços e o tipo de ocupação, identificando as próprias escolas, bem como mencionando a topografia dos territórios geográficos ocupados. Posteriormente, apresentamos uma análise acerca das características pedagógicas destas instituições, dando destaque ao perfil docente. Obtidas em documentos oficiais, sobretudo o Projeto Político Pedagógico (PPP), estas informações foram reunidas neste artigo como parte de uma pesquisa sobre educação escolar quilombola na região Oeste do Estado do Pará. As informações aqui organizadas podem auxiliar localmente e nacionalmente nos atuais debates sobre a constituição do perfil pedagógico-conceitual e sobre a gestão diferenciada destas escolas, permitindo um mapeamento de demandas pedagógicas, materiais, institucionais e formativas que podem ser supridas por meio da ação do poder público. Ao final, trazemos breves reflexões sobre a relação entre pertencimento étnico-racial e trabalho docente.

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Moraes Ribeiro, A. A., & Vasconcelos dos Santos, J. (2025). TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO: ESCOLAS QUILOMBOLAS DE SANTARÉM, PARÁ: Quilombola schools in Santarém, Pará. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/708

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS