O LAZER E O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ AFRICANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Brincadeiras de matriz africana, Identidade Cultural, Lazer

Resumo

A identidade cultural regional das brincadeiras e jogos de matriz africana foram silenciadas devido a vários fatores, no entanto o resgate desses são fundamentais para alicerçar o valor de pertencimento de suas origens enquanto elemento essencial de formação do cidadão por meio das atividades lúdicas permeadas pela ação do lazer. O objetivo do estudo foi relatar a experiência do lazer através da aplicação de brincadeiras de matriz africana em uma turma de 5º ano de uma escola pública da cidade de Porto Velho-RO, com o intuito de mostrar que a diversidade do conhecimento pode ser adquirida via essas brincadeiras, correlacionando-as ao resgate e a sustentabilidade de sua coexistência e resistência da identidade cultural entre os parâmetros socioculturais modernos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, uma análise qualitativa subjetiva dos fatos e uma narrativa do relato da experiência. A aplicação foi realizada durante uma aula de Educação Física, com as brincadeiras pengo-pengo, terra-mar e preso na lama. Durante a experiência vivenciada, notou-se uma interação social dos alunos mediante a troca de saberes, de tomada de decisões, demonstrados nas ações de suas falas e gestos faciais o quanto ficaram surpreendidos em aprender que as brincadeiras possuem uma história de identidade e que suas modificações fazem parte de um processo evolutivo e cultural, difundido de origens africanas e adaptadas em cada região brasileira. Logo, essa experiência mostrou que o lúdico incorporado no lazer se torna uma ferramenta de aprendizado valiosa no resgaste da identidade cultural sem que haja distorção da singularidade da essência do brincar.

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Biografia do Autor

Márcia Celleny Mousinho Castro, instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Especialista em Saberes e Práticas Afro-Brasileiras e Indígenas na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Olivar de Souza Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Jéssika Paiva França, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São Paulo (USP)

Rafaela Cristina Araújo-Gomes, IFPA

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Tucuruí-PA.

Referências

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Mousinho Castro, M. C., de Souza Martins, O., Paiva França, J., & Araújo-Gomes, R. C. (2025). O LAZER E O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ AFRICANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/647

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS

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