EDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE: AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS EGRESSOS E A ESCOLA MARIA NAZARÉ DE SOUSA – ASSENTAMENTO MACEIÓ, EM ITAPIPOCA – CE

Autores

Palavras-chave:

Juventude, Educação do Campo, Reforma Agrária

Resumo

O campo, por muito tempo, foi visto como lugar de atraso, desprovido de saber e educação, onde sua juventude era subjugada e sem perspectiva de vida. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as trajetórias de vida dos egressos da escola do campo, para assim compreender como se forma a juventude camponesa a partir de sua vivência em uma Escola do Campo; busca uma maior inteiração com a Educação do Campo e a formação da Juventude Camponesa, assim como a trajetória dos jovens egressos. Para esta pesquisa, escolhemos a EEM. Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor), localizada no Assentamento Maceió, na área litorânea do Município de Itapipoca, estado do Ceará. Trata-se de uma escola que atende a juventude do Assentamento, numa área de Reforma Agrária, e as localidades circunvizinhas. Usamos para o estudo um formulário online e as entrevistas autobiográficas, conhecidas como Entrevistas narrativas (EN), que nos ajudaram a identificar a quantidade de egressos que estão no território, quantos cursaram o ensino superior e seus desafios, quantos estão trabalhando, quantos migraram e como a Escola do Campo ajudou e fez a diferença na trajetória de vida desses egressos. A Escola Nazaré Flor, assim como outras Escolas do Campo, foi uma conquista do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra-MST e as Famílias assentadas. Sendo assim ela carrega a premissa da pedagogia do MST, uma pedagogia Freiriana, que trabalha a formação humana e sua relação com a comunidade em que se está inserida, diferente da Educação Rural, baseada na formação capitalista que favorecia os grandes latifundiários subjugando o trabalhador camponês. Através de um formulário, quantificamos e localizamos jovens egressos que participaram de entrevistas narrativas que contribuíram para o produto final da pesquisa. A pesquisa nos possibilitou conhecer o perfil dos egressos da Escola do campo Nazaré Flor, a parcela significativa da juventude do campo que ingressou no Ensino Superior e que posteriormente entraram no Mercado de Trabalho.

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Biografia do Autor

Eduana Maria dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Orientador: Profa. Dra. Aldiva Sales Diniz Data de Conclusão: 04/06/2024 https://ww2.uva.ce.gov.br/apps/view/listagem_dissertacoes.php?buscar=1204

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Publicado

17-05-2025

Como Citar

Santos, E. M. dos. (2025). EDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE: AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS EGRESSOS E A ESCOLA MARIA NAZARÉ DE SOUSA – ASSENTAMENTO MACEIÓ, EM ITAPIPOCA – CE . Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(18). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/614

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES