A CARTOGRAFIA TÁTIL E A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) PROFESSORA CECY CIALDINI NA CIDADE DE SOBRAL (CEARÁ)

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Geografia, Cartografia Tátil, Recursos Didáticos Táteis

Resumo

A cartografia tátil é um ramo específico da cartografia que utiliza de elementos táteis, como texturas, relevos e formas, para representar o espaço geográfico de maneira acessível a pessoas com comprometimentos na acuidade visual. Essa área do conhecimento possibilita a compreensão e a interpretação do ambiente geográfico por meio do tato, proporcionando uma experiência sensorial (cinestésica) e cognitiva que amplia o acesso e a inclusão de alunos cegos no ensino de geografia. Considerando esses aspectos, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da cartografia tátil no processo de construção do raciocínio geográfico, com base nos princípios geográficos, dos alunos cegos matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Cecy Cialdini na Cidade de Sobral (Ceará), por intermédio de recursos didáticos táteis confeccionados com base na técnica artesanal com materiais de baixo custo. Assim, justificando a relevância dessa pesquisa para a inclusão dos deficientes visuais através da educação, e oportunização na construção do raciocínio geográfico por meio dos recursos didáticos táteis que proporcionarão o exercício do pensamento espacial e a autonomia na mobilidade. A pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas e questionários semiestruturados aplicadas com os gestores, professores e quatro alunos da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da referida escola. As atividades realizadas com os alunos consistiram em encontros coletivos e individuais com base no uso dos recursos didáticos táteis produzidos e, com os planos de aulas e os roteiros norteadores de aplicação. Os resultados obtidos evidenciaram a eficácia e a relevância do uso dos recursos didáticos táteis no ensino de geografia para alunos cegos. Foi possível identificar que esses recursos auxiliaram no exercício do pensamento espacial dos alunos, promovendo a compreensão e a aplicação dos princípios do raciocínio geográfico em diferentes escalas e extensões. Além disso, os resultados também apontaram disparidades nos níveis de compreensão das informações geográficas e dos elementos texturais utilizados. Percebeu-se, que essas diferenças foram influenciadas pelas habilidades de leitura tátil e pela experiência prévia de locomoção e mobilidade dos alunos. Tais fatores contribuíram para a identificação de elementos geográficos e para o reconhecimento dos espaços geográficos que foram representados nos recursos. Contudo, destacou-se que além da inclusão para uma educação equitativa, o uso desses recursos pode potencializar a alfabetização cartográfica e promover a autonomia e mobilidade dos alunos, estimulando o exercício do pensamento espacial e construindo o raciocínio geográfico a partir das suas experiências e das representações táteis. Palavras-Chave: Inclusão; Ensino; Recursos Didáticos Táteis.

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Biografia do Autor

Yvina Pedroza Vieira Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Orientador(a):  Prof. Dr. Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Data de Conclusão: 28/02/2024 https://ww2.uva.ce.gov.br/apps/view/listagem_dissertacoes.php?buscar=1204

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17-05-2025

Como Citar

Gomes, Y. P. V. (2025). A CARTOGRAFIA TÁTIL E A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) PROFESSORA CECY CIALDINI NA CIDADE DE SOBRAL (CEARÁ). Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(18). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/603

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RESUMOS DE DISSERTAÇÕES