MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANAS A PARTIR DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO: O CASO DO BAIRRO JOSÉ EUCLIDES, SOBRAL – CE
Resumo
A cidade de Sobral passou por uma intensa modernização, a partir da década de 1990. Nesse processo, os veículos automotivos ocuparam o espaço viário de forma crescente, em virtude da deficiência do transporte coletivo público, que não supria as necessidades de deslocamentos dos seus habitantes. Em virtude disso, foi elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, apenas em 2017, enquanto instrumento que favorece a organização do território referente aos deslocamentos (motorizados ou não) de seus habitantes. Diante disso, esta pesquisa teve o intuito de analisar a mobilidade urbana e a acessibilidade às atividades urbanas das famílias que vivem em um bairro periférico – o bairro José Euclides, mais conhecido como Terrenos Novos. Parte-se do entendimento de que mobilidade não é sinônimo de transportes, mas que estes viabilizam os deslocamentos dos indivíduos no cotidiano. A investigação deu enfoque aos transportes públicos existentes na cidade, buscando compreender a relação dos moradores com o acesso à cidade e revelar os elementos principais de sua interação com o seu território. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em: revisão bibliográfica; produção de mapas; registro fotográfico; levantamento em fontes de dados secundários e coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas em campo, na área de estudo. Conclui-se que, após a implantação do Transporte Urbano de Sobral (TranSol), houve maior adesão de moradores ao sistema de transporte, gerando uma melhoria para sua qualidade de vida, oferecendo conforto e melhor acessibilidade para os usuários, a um custo financeiro condizente com a sua renda média.Downloads
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