AS METAMORFOSES DO BAIRRO DOM EXPEDITO, SOBRAL-CE: CONTRIBUIÇÃO À CONSCIÊNCIA SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Paula Mirelle Chaves Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Francisco Clébio Rodrigues Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Palavras-chave:

Transformações espaciais, Segregação, Geografia escolar

Resumo

Com base em estudos sobre a urbanização de Sobral, foi possível levantar as percepções quanto às modificações ocorridas no Bairro Dom Expedito, localizado na cidade citada, que alterou as suas características de bairro residencial para uma nova centralidade, ao longo dos últimos anos. O objetivo geral do trabalho é analisar as transformações espaciais através de imagens de satélite, de modo a possibilitar a construção de uma consciência socioespacial aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Sinhá Saboia. Contanto, foi necessário levantar as condições históricas de ocupação da área, identificar elementos de segregação e ilustrar as metamorfoses do bairro por meio de elementos visuais. Para isso, foi fundamental pesquisa bibliográfica e extração de imagens do Google Earth Pro, juntamente com aplicação de questionários, apresentação oral e visitas à Comunidade dos Gaviões, para a efetuação de entrevistas não diretivas. O estudo revelou que os alunos tinham dificuldades em perceber as transformações e relacioná-las com o seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mirelle Chaves Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduanda do curso de Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutor em Geografia Humana pela Univerisdade de São Paulo - USP e Professor do curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Chaves Costa, P. M. ., & Rodrigues Lopes, F. C. (2020). AS METAMORFOSES DO BAIRRO DOM EXPEDITO, SOBRAL-CE: CONTRIBUIÇÃO À CONSCIÊNCIA SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 63–77. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/483