REGIÃO E TERRITÓRIO: UM BREVE OLHAR SOBRE A NOVA DELIMITAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Francisco Eliézer Lima da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

Território; Região; Semiárido

Resumo

Esse trabalho versa sobre uma leitura da nova delimitação do semiárido brasileiro a partir do conteúdo teórico-conceitual do território e região geográfica. A realização desta pesquisa está apoiada em levantamentos bibliográficos e documental que tratam sobre os conceitos de região e de território, tendo como recorte empírico de investigação o semiárido brasileiro, sob o olhar da delimitação do seu território nas últimas décadas. Pudemos perceber quão complexo e dinâmico é o estudo acerca da divisão de áreas (região) de um território como o semiárido brasileiro. Constatamos que as delimitações concebidas ao longo das décadas não observaram exclusivamente os limites político-administrativo das regiões, sendo as características do semiárido brasileiro se estenderem para outras regiões geográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eliézer Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia do Ensino pela FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA (FASP).Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) ela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Concluiu a Graduação e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Atualmente é Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN) e avaliador do SINAES/MEC, para os atos autorizativos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do Brasil. Desempenha a função de parecerista ad hoc de várias revistas científicas, incluindo a Revista Geografia - Londrina (01023888); Revista Mercator (19842201) e a Revista de Geografia da UFPE (01045490). Atualmente também exerce a função de Editor Chefe da revista GeoTemas (2236-255X). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e regional; urbanização contemporânea; rede urbana; mobilidade espacial da população; práticas espaciais urbanas; comércio e consumo urbanos.

Referências

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

ALBUQUERQUE, R. C. de. Modernização e Desenvolvimento: A Vez do Nordeste. A. 2, n. 4, 2009. Disponível em: http://interessenacional.com/index.php/edicoesrevista/modernizacao-e-desenvolvimento-a-vez-do-nordeste/ Acessado em: 13 abr. 2017.

ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. 2 ed. – São Paulo: Hucitec, 2004.

ASABRASIL. Semiárido. Disponível em: <https://www.asabrasil.org.br/semiarido>. Acesso em: 17 de maio de 2018.

BARBOSA, V. de F. F.; JUNIOR, F. do O. DE L. O crédito instalação e a qualidade de vida dos assentados no semiárido cearense: reflexões sobre políticas públicas de desenvolvimento rural. In: Revista Geotemas, v. 8, n. 3, p. 100-120, 29 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v8i3.3256

BOUDEVILLE, J. Los espacios economicos. Buenos Aires: EUDEBA, 1969.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRUM, A. J. O desenvolvimento econômico brasileiro. 23 ed. – Petrópolis: Vozes, 2003.

CASTRO, I. E. (Org.) Brasil: Questões Atuais de Reorganização do Território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Editora Ática, 1990.

FERNANDES, B. M. Sobre a tipologia de territórios. SAQUET, M. A., SPOSITO, E. S. In: Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

HAESBAERT, R. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. São Paulo: Bertrand Brasil, 2010.

IANNI, O. A era do globalismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1996.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Definição de semiárido. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15974-semiarido-brasileiro.html?=&t=o-que-e> Acessado em 28 jul. 2020.

INSA – Instituto Nacional do Semiárido. Acervo digital. Disponível em: https://portal.insa.gov.br/ Acesso em: out. 2019.

KAYSER, B.; GEORGE, P. A região como objeto de intervenção. In: A geografia ativa. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

PONTES, E. T. M.; CAMPOS, H. L. Convivência com o semiárido: potencialidades, limitações e ações. In. Breves Contribuciones del I.E.G. - Nº 24 – 2013. P. 193-212.

SANTOS, M. O espaço dividido. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, M. O Dinheiro e o Território. In: Geographia. A.1. N. 1. UFF, 1999, p. 7-13.

SAQUET, M A. Abordagens e concepções de território. 3 ed. – São Paulo: Outras Expressões. 2013.

SILVA, J. B.; SILVA, C. N. M.; DANTAS, EWC (Orgs). Território: modo de pensar e usar. Ed. UFC.

SOUTO, R. S., SPINOLA, N. D.; SANTANA JÚNIOR, G.; REIS, R. B.. Cidade, região, hierarquia de cidades e redes urbanas: uma proposta de revisão teórica. Revista de Desenvolvimento Econômico (RDE). A. 19, V. 2 - N. 37 – Ago. de 2017 - Salvador, BA – p. 57 – 81. DOI: http://dx.doi.org/10.21452/rde.v2i37.5025

SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Delimitação do semiárido. Disponível em: <http://sudene.gov.br/> Acesso em: 28 jul. 2020.

PAELINCK, J. A teoria do desenvolvimento regional polarizado. In: SCHWARTZMAN, Jacques (Org.). Economia Regional. Belo Horizonte: CEDEPLAR, 1977.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

Silva, F. E. L. da ., & Bezerra, J. A. . (2020). REGIÃO E TERRITÓRIO: UM BREVE OLHAR SOBRE A NOVA DELIMITAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(2), 66–82. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/457