ANÁLISE INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO PLANALTO SEDIMENTAR DA IBIAPABA/CE

Autores

  • Jose Falcão Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Bruna Lima Carvalho Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

O presente trabalho versa por apresentar uma ánalise contextualizada dos recursos hídricos, voltados para os diversos usos do solo agrícola. A área de estudo pertence a bacia hidrográfica do rio Poti. O objetivo é avaliar as questões voltadas para a utilização e impactos sobre os recursos hídricos. A metodologia consistiu em leituras bibliográficas, alicerçadas na teoria geral dos sistemas, seguido de pesquisa em campo e registros fotográficos. A partir dos resultados foi possível constatar que a intervenção antrópica, plantação de hortas e a retirada da mata ciliar vêm causando desequilíbrio no funcionamento do sistema fluvial na supracitada área. Concluímos que os recursos hídricos, especificamente as nascentes possuem significativa importância ambiental e social, em especial para o equilíbrio dos sistemas que integra toda a Bacia do Poti.Palavras chave: Ação Antrópica;  Impacto Ambiental; Bacia Hidrográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professor do curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia – MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido (LAPES) / Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Bruna Lima Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduanda em Geografia bacharelado da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido (LAPES) / Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Referências

ALMEIDA, C. L. A convivência com o semiárido a partir do uso de cisternas de placas na zona rural do município de Frecheirinha-CE: Dimensões na paisagem da superfície sertaneja. 2017. 162 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral.

CLAUDINO-SALES, V. Megageomorfologia do Noroeste do Estado do Ceará, Brasil. Caminhos de Geografia Uberlândia v. 12, n. 38 jun/2011p. 200 - 209 Página 20.

CARVALHO, Thiago Morato; MORAIS, Roseane. Cobertura da terra e parâmetros da paisagem no município de Caracaraí- Roraima. Rev. Georgr. Acadêmica v. 7, n.1, 2013, p. 46-59.

Corson, W.H.2002. Manual global de ecologia. Editora Agustus, São Paulo.4º edição.400.

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANSCISCO E PARANAIBA-CODEVASF. Cenários prospectivos para os vales do São Francisco e do Parnaíba: 2009 a 2028/Codevasf, Fundação Getúlio Vargas.- Brasília: Codevasf, 2010.258 p.: il. Color.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia fluvial. São Paulo: Edgard Blucher. v. 1, 1981.

FALCÃO SOBRINHO, J. O revelo, elemento e âncora, na dinâmica da paisagem do vale, verde e cinza, do Acaraú, no Estado do Ceará. Tese (Dourado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

FALCÃO SOBRINHO, J; FALCÃO, C.L.C. Práticas Agrícolas na Serra da Meruoca. Revista Essentia, Vol. 1. Sobral, 2002.

GUERRA, Antônio T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). Disponível em: http://www.ipece.ce.gov.br/> .Acesso em 30 de junho 2018.

MOREIRA. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo. Contexto, 2007.

SANTOS, Francisco Leandro de Almeida; SOUZA, Marcos José Nogueira de. CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA – CEARÁ. Geonorte, Manaus, v. 2, n. 4, p.301-309, 05 out. 2012.

SOUZA, M. J. N de. Contexto Geoambiental do Semi-árido do Ceará: Problemas e Perspectivas.em: FALCÃO SOBRINHO, J. e COSTA FALCÃO, Cleire Lima (orgs.) Semi-árido: diversidades, fragilidades e potencialidades. Sobral Gráfica, 2006.

Souza. Compartimentação topográfica do estado do Ceará. Ciên. Agron., 9 (1-2): 77-86 Dezembro, 1979-Fortaleza-Ceará.

TORRES, M.V. Compartimentação geomorfológica da bacia do rio Coreaú (CE) e a utilização de seus açudes. 2016.147 p. Dissertação (Mestrado em Geografia), Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Sobrinho, J. F., & Carvalho, B. L. (2019). ANÁLISE INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO PLANALTO SEDIMENTAR DA IBIAPABA/CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 46–55. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/304

Edição

Seção

ARTIGOS