O RELEVO REPRESENTADO EM MAQUETE: DIMINUINDO-O PARA AUMENTAR SUA COMPREENSÃO (UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO BÁSICO)

Autores

  • Marcelino Frota dos Santos
  • José Falcão Sobrinho

Resumo

O presente artigo é resultado de uma experiência realizada na Escola de Ensino Fundamental Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque, na cidade de Sobral/CE. A partir de leituras a respeito da temática relevo foi constatada a dificuldade de trabalhar o conteúdo em sala de aula. Nesse sentido, a proposta traz a possibilidade de trabalhar com maquete no ensino de relevo na educação básica com a adoção de metodologias que tornem possível a leitura do relevo, mais especificamente do relevo em escala local, cujo, nos livros didáticos geralmente têm uma perspectiva mais geral. Deste modo, a utilização de maquete de relevo surge como uma grande aliada na transmissão do conteúdo relevo no ensino básico. A eficácia desse recurso é comprovada na experiência realizada na escola acima citado, onde ficou evidente a contribuição para com a aprendizagem do assunto utilizando a metodologia proposta.PALAVRAS-CHAVE: Geomorfologia; relevo local; maquete de relevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-07-2019

Como Citar

Santos, M. F. dos, & Sobrinho, J. F. (2019). O RELEVO REPRESENTADO EM MAQUETE: DIMINUINDO-O PARA AUMENTAR SUA COMPREENSÃO (UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO BÁSICO). Revista Homem, Espaço E Tempo, 12(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/261

Edição

Seção

ARTIGOS