UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA LAGUNA DO SARGENTO EM ICARAÍZINHO DE AMONTADA-CE.

Autores

  • Álvaro Andrade Dourado, Laldiane Souza Pinheiro

Resumo

Considerando a importância da preservação dos recursos naturais, torna-se indispensável a gestão e omonitoramento dos tipos de uso e ocupação do solo no entorno dos recursos hídricos, permitindo oequilíbrio ecológico dessas regiões. A aplicação de técnicas de geoprocessamento é de fundamentalimportância para subsidiar as tomadas de decisões por partes dos órgãos ambientais competentes e parao mapeamento e monitoramento do solo e de extensas áreas. Este estudo propõe identificação bem comoquantificar as formas de uso e ocupação do solo da Laguna do Sargento, Icaraizinho de Amontada(Ceará) por meio da aplicação de técnicas de geoprocessamento digital associada ao sensoriamentoremoto, bem como a delimitação das áreas de preservação permanente (APP). Após a aplicação detécnicas de geoprocessamento, evidenciou-se durante a análise das informações que a ocupação noentorno da laguna em estudo encontra-se em estado avançado de ocupação e preocupa os recursosnaturais ainda existentes na região. Verificou-se que 55,01% da APP da Laguna do Sargento estáocupado por urbanização, estradas, cultura temporárias e pastoril. Conclui-se que a análise e omonitoramento dos recursos naturais, utilizando-se de geotecnologias, é indispensável, considerando alegislação vigente e ainda sua utilidade para fins ambientais, planejamento racional de uso e ocupaçãodo solo, inventários, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2018

Como Citar

Laldiane Souza Pinheiro, Álvaro A. D. (2018). UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA LAGUNA DO SARGENTO EM ICARAÍZINHO DE AMONTADA-CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 12(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/236

Edição

Seção

ARTIGOS