O ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE
Resumo
O Presente artigo aborda sobre o assunto recursos hídricos em sala de aula, especificamenteatentando para o semiárido cearense, sendo estudado a partir da realidade do município deMucambo-CE. A pesquisa desenvolvida se deu com base em estudo bibliográfico e de campo,buscou-se dados em sites governamentais para melhor obter os resultados, e assim, serestudado o assunto de acordo com a realidade local dos alunos. O município localiza-se naporção noroeste do estado do Ceará e que na decorrência dos últimos anos (2012-2015) foiafetado pela estiagem, que é bem típico do semiárido. A temática foi estudada com base narealidade do município e características regionais, e em sala de aula a abordagem foi feita pormeio de várias metodologias, como, mapas, fotografias e maquete.Downloads
Referências
AB ́SÁBER, Aziz Nacib. Sertões e Sertanejos: uma geografia humana sofrida. Estudos
Avançados, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
geografia / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília: MEC/ SEF, 1998a.______.______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação
dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998b.
______. Serviço Geológico do Brasil. Programa de recenseamento de fontes de abastecimento
por água subterrânea no Estado do Ceará. Diagnóstico do Município de Mucambo.
Fortaleza, 1998 c. Disponível em: WWW.cprm.gov.br acesso em: 18/11/2015.
IPECE. Perfil Básico Municipal de Mucambo - 2014. Governo do Estado do Ceará –
Secretaria
de
Planejamento
e
Coordenação,
Fortaleza,
Disponível
em:
WWW.ipece.ce.gov.br acesso em: 16/11/2015.
MACHADO, Pedro José de Oliveira; TORRES, Fellipe Tamiozzo Pereira. Introdução à
Hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática
da pesquisa. – 14a ed. rev. e ampl. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
PACHECO, Ana Paula Pinho. O Uso da maquete na disciplina de Geografia como recurso
didático pedagógico. In: Propostas Metodológicas para aprender e ensinar geografia./ Aldiva
Sales Diniz, Marize Luciano Vital e Sergiano de Lima Araújo (Organizadores). –Fortaleza:
Expressão Gráfica e Editora, 2013.
PAIXÃO, Celso Freire. ARAÚJO, Sergiano de Lima. Para que ensinar, como ensinar, o
que ensinar e como avaliar os conteúdos da geografia da educação básica. In: ______.
______. – Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
PAIXÃO E VASCONCELOS, Francisco Ulisses. VASCONCELOS, Dayse Paixão e.
AGUIAR E SILVA, Graça Maria de Morais. Currículo nas Escolas do Semiárido: A teoria
e as possibilidades de uma educação contextualizada. In: A Educação no Ambiente
Semiárido./ José Falcão Sobrinho, Adriana Campani, Adauto Neto Duque Fonseca, Rejane
Maria Gomes da Silva (Organizadores). Coleção Mossoroense, Edições Universitárias, 2012.
PONTUSCHKA, NídiaNacib. Para ensinar e aprender Geografia / Nídia Nacib
Pontuschka, Tomoko Iyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete. – 3a ed. – São Paulo: Cortez,
QUINTÃO, Altemar de Figueirêdo Bustorff. ALBUQUERQUE, Maria Aldaiza Martins de.
Desafios e Perspectivas do Ensino de Geografia no Brasil. Porto AleAlegre, 2009. Disponível
em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT2/tc2%20(9).pdf Acesso em: 02/11/2015.SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate a seca e a convivência com o
semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento./ Roberto
Marinho Alves da Silva. – reimp. – Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à RHET o direito de primeira publicação, estando o manuscrito licenciado sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento, a distribuição e a adaptação do conteúdo, desde que sejam devidamente reconhecidas a autoria e a publicação original nesta revista.
- Os autores poderão firmar, separadamente, acordos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho, tais como depósito em repositórios institucionais, publicação em livros, capítulos ou outras coletâneas, desde que seja mencionada a publicação inicial na RHET.
- A revista incentiva a divulgação e circulação dos trabalhos publicados em ambientes acadêmicos e digitais, incluindo repositórios institucionais, páginas pessoais, redes acadêmicas e demais meios de acesso aberto, considerando que tais práticas contribuem para a ampliação da visibilidade, do impacto científico e das citações da produção publicada.
- Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo, pelas informações, pelas opiniões e pelas referências apresentadas nos manuscritos publicados.
- Os artigos submetidos deverão ser acompanhados de declaração de revisão linguística em língua portuguesa, assinada por profissional habilitado, bem como de declaração de tradução e revisão dos resumos e demais elementos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), igualmente assinada pelos respectivos profissionais responsáveis.