A ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA LOCAL: O PROJETO CARIRÉ ALÉM DOS MUROS NA EEM DONA MARIETA CALS

Autores

  • Rodrigo Sousa Ferreira

Resumo

O presente artigo trata acerca de Ensino de História, tomando como base umaexperiência educacional interdisciplinar desenvolvida pelo autor na Escola de EnsinoMédio Dona Marieta Cals, em Cariré, sobre História Local, através da História Oral eEducação Patrimonial. O objetivo deste trabalho é discutir qual impacto produzidosobre os jovens que participaram do projeto relatado, observar os resultados,repercussão, e socializar a experiência para ser reproduzida por outros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de História, memória e história local.

Revista de História UEG. Porangatu, v. 2, n. 1, p. 301 – 321, jan./jul. 2013. Disponível

em http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1451 Acesso em 11

de Setembro de 2015

BARROS, José D’Assunção. O Lugar da História Local. São Paulo: Intervozes, 2013

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e

Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 1o e 2o

Ciclos - História, p. 29.

BRASIL. Lei no 9.394/ 69. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,

Ministério

da

Educação,

dez.

Disponível

em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 1 de Setembro de

BRASIL. MÉDIO. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino, Câmara de

Educação Básica. Resolução n. 3, de 26 de junho de 1998: Disponível em:

<http://www.mec.gov.br>. Acesso em 30 de Agosto de 2015

ELÍSIO, Filinto. A História de Cariré. Rio – São Paulo – Fortaleza: ABC Editora,

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. São Paulo: Papirus,

______. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2009.

(Repensando o Ensino).

ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em

http://www.educacional.com.br/articulistas/articulista0003.asp

Acesso

em

de

Setembro de 2015.

NEVES, Joana. “História local e construção da identidade social”. In: Saeculum -

Revista de História, João Pessoa, Departamento de História da Universidade Federal da

Paraíba,

n.

,

jan./dez.

Disponível

em:

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/11226 Acesso em 5 de Setembro

de 2015

PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato . 14.ed. São Paulo: Contexto,

,.

VARINES, Hughes de. “As raízes do futuro: O Patrimônio a serviço do

desenvolvimento local” 1 Ed. São Paulo 2012.

Downloads

Como Citar

Ferreira, R. S. (2018). A ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA LOCAL: O PROJETO CARIRÉ ALÉM DOS MUROS NA EEM DONA MARIETA CALS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/179

Edição

Seção

ARTIGOS