ENSINO DE GEOGRAFIA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE OSVALDO CARNEIRO CHAVES

Autores

  • Francisco Domingos Sávio, Marize Lucinao Vital, Martha Maria

Resumo

As reflexões aqui apresentadas, faz um breve resgate histórico de como a geografia seconsolida como disciplina escolar, também possibilita refletir sobre, através das produções delivros e manuais. Uma tentativa de síntese, das vivências em sala de aula como aluno daacademia, como professor de geografia da educação básica no ensino fundamental II, e comoestagiário. Apresentando também, os resultados de um projeto de intervenção pedagógicasobre educação no trânsito realizado na Escola de Ensino Fundamental I e II Padre OsvaldoCarneiro Chaves, em Sobral (Ce.), esperando contribuir com a consturção do conhecimentogeográfico e com uma educação crítica que discute como e o que ensinar aos nossos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei no 9.394, de 20 dezembro de

, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – 3o ed. Brasília: Câmara dos

Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

BRASIL. Paraâmetros Curriculares Nacionais/ Ministério da Educação. 1997.

BRASIL. Ministério das cidades. Política Nacional de Trânsito. Brasília/DF,2004.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia, Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento. Revista da

ANPEGE, v. 7, p. 179-190, 2011.

COSTA, M. T. A. DANTAS, B. A. M. P. A Geografia como base da Cidadania: A melhoria do

Processo de Ensino através da Proposição de um Projeto de Intervenção. XVI Seminário de

Pesquisa do CCSA. ISSN 1808-6381.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa – Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, p.

– 502, set/dez, 2005.

MOREIRA, Ruy. O Discurso do Avesso: Para a crítica da Geografia que se ensina/ Ruy

Moreira.- São Paulo: Contexto, 2014.

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo:

Contexto 2013.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora,

VESENTINI, J. W. O novo papel da escola e do ensino da geografia na época da Terceira

Revolução Industrial. Terra Livre n.11-12, AGB., São Paulo, v. 1, p. 209-224, 1996.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa

ação

nas

organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Como Citar

Marize Lucinao Vital, Martha Maria, F. D. S. (2018). ENSINO DE GEOGRAFIA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE OSVALDO CARNEIRO CHAVES. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/174

Edição

Seção

ARTIGOS