A FÁBRICA NAS CONSTRUÇÕES DA MEMÓRIA: NARRATIVAS E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO EM SOBRAL-CEARÁ

Autores

  • Cid Morais Silveira, Telma Bessa Sales

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção visual e narrativa de Sobral, com enfoque nomundo do trabalho, a partir das recordações de interlocutores e de imagens sobre as fábricasCompanhia Industrial de Algodão e Óleo – CIDAO, e a Fábrica de Tecidos Sobral. Pretende-se aquiarticular em uma mesma pesquisa, perspectivas e práticas diferentes dentro do universo da temática doambiente fabril, refletindo sobre a historicidade do espaço urbano de Sobral, enfocando astransformações da paisagem citadina com a presença das fábricas e dos trabalhadores que praticam oslugares. Buscamos considerar novas abordagens e outros sujeitos atentando para as pulsações quebrotam da própria realidade com uma opção teórico-metodológica que põe em diálogo palavras eimagens – fotografias e depoimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR JÚNIOR, Paulo Rocha. A Cidade e o Rio: Produção do Espaço Urbano em

Sobral - CE. Dissertação (Mestrado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente-Universidade

Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.

ALBERTI, Verena. Ouvir e Contar: Textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora

FGV. 2004.

ARAGÃO, Elizabeth Fiúza. A Trajetória da Indústria Têxtil no Ceará: Setor de fiação e

Tecelagem – 1880 – 1950. NUDOC. Fortaleza, 1989.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.

BLOCH, Marc. Introdução à História, 5ª ed., Lisboa, Coleção Saber, Pub. Europa-América,

s/d.

DUBOIS, Phillipe. O Ato Fotográfico. Lisboa, Vega, 1992.e. O Sussurro do Tempo: Ensaios Sobre Uma História Cruzada das

Sensibilidades Brasil/França. In: ERTZOQUE, Marina Haizenreder; PARENTE, Temins

Gomes. História e Sensibilidade. Brasília. Paralelo 15. 2006.

LE GOFF, Jacques. “Documento/Monumento”, In: Memória-História, Enciclopédia

Einaudi, vol. I. Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1985.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro. Fotografias: Usos Sociais e

Historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (org.). O

historiador e suas fontes. 1. Ed. São Paulo. Contexto. 2011.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo. Contexto,

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. In: Tempo,

Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996.

RAMINELLI, Ronald. Lucien Febvre no Caminho das Mentalidades. In: R. História, São

Paulo, n. 122.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A Danação do objeto - o Museu no Ensino da História.

Chapecó: Argos, 2004.

SABINO, Fernando. A Falta Que Ela Me Faz. Rio de Janeiro: Record, 1985.

SALES, Telma Bessa. Canudenses na Cidade de São Paulo. In: JUCÁ, Gisafran Nazareno

Mota. Memórias entre cruzadas: experiências de pesquisas. Fortaleza. EdUECE,

Pág.178.

SOARES, José Teodoro. A Ideia de Modernidade em Sobral. Edições UFC/Edições UVA.

Fortaleza. 2000.

TURAZZI, Maria Inez. Quadro de História Pátria: fotografia e cultura histórica

oitocentista. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Lúcia Bastos (org.). Imagem e Conhecimento.

São Paulo. Edusp. 2006.

Downloads

Como Citar

Telma Bessa Sales, C. M. S. (2018). A FÁBRICA NAS CONSTRUÇÕES DA MEMÓRIA: NARRATIVAS E IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO EM SOBRAL-CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 8(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/156

Edição

Seção

ARTIGOS