TRADIÇÕES SERTÂNICAS: POR UMA PEDAGOGIA DO FUXICO

Autores

  • Miguel Almir Lima de Araújo

Resumo

O texto trata das tradições culturais dos Sertões desde os repertórios vivos de seussímbolos primordiais (cantiga de roda, reisado, cordel etc.); do renascimento dessas tradiçõesmediante o dinamismo de suas permanências e mudanças; da imagem do Fuxico como metáfora quetraduz os entrelaces, a policromia e a dinamicidade das tradições sertânicas; da Pedagogia doFuxico como expressão da interculturalidade no educar com o dinamismo, a intensidade dametáfora do Fuxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os Sentidos da Sensibilidade: sua fruição no fenômeno do

educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. O vigor das tradições culturais dos sertões Semi-Áridos na ação

de educar. In: Caderno Multidisciplinar Educação no contexto do Semi-Árido brasileiro: Currículo,

contextualização e complexidade. Ano 02, n. 04, dez. 2007.

ARAÚJO, Miguel Almir L. de. Laços de encruzilhada: ensaios transdisciplinares. Feira de Santana:

UEFS, 2001.

ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis,

RJ: Vozes, 1989.

BHABHA, Homi K. O lacal da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP &

A, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MORIN, Edgar. Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF:

UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1986.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

VIEIRA, Padre Antonio. Sertão brabo. São Paulo: Gráfica Brasileira, 1968.

Downloads

Como Citar

de Araújo, M. A. L. (2018). TRADIÇÕES SERTÂNICAS: POR UMA PEDAGOGIA DO FUXICO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/113

Edição

Seção

ARTIGOS