O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O TRABALHO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Autores

  • Joacilio Lima de Sousa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que forma os professores que lecionam História da RedeEstadual, percebem e conceituam Patrimônio Histórico. Buscamos travar diálogos com pessoasdotadas de conhecimentos sobre o tema estudado, como também apresentam trechos de autores queabordam discussões sobre o Patrimônio Histórico de Sobral. Problematiza-se aqui o descaso dopoder público e o desconhecimento da população em relação ao Patrimônio Histórico de Sobral,vítima de ações políticas que não demonstraram nenhum cuidado por este legado cultural e quemesmo assim, recebeu uma contribuição no aumento de seu acervo em períodos difíceis de Sobral.E em seguida comentamos sobre o que está estimulando a preservação do Patrimônio HistóricoCultural atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, José Ricardo de Cruz. O Patrimônio Histórico no Ensino de História. Fortaleza,

Monografia (Especialização em Metodologia do Ensino de História) pela Universidade

Estadual do Ceará.

CIRCE, Bittencourt (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1992.

GIRÃO, Glória Giovana S. Mont'Alvene & SOARES, Maria Norma Maia. Sobral: História e Vida.

Sobral: Edições UVA, 1997.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Imaginário da Cidade: visões literárias do urbano. Paris, Rio de

Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

SOARES, José Teodoro. A Idéia de Modernidade em Sobral. Fortaleza: Edição UFC/Edições

UVA, 2000.

SOUZA, Simone. História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994.

Downloads

Como Citar

de Sousa, J. L. (2018). O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O TRABALHO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 4(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/82

Edição

Seção

ARTIGOS