O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O TRABALHO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar de que forma os professores que lecionam História da RedeEstadual, percebem e conceituam Patrimônio Histórico. Buscamos travar diálogos com pessoasdotadas de conhecimentos sobre o tema estudado, como também apresentam trechos de autores queabordam discussões sobre o Patrimônio Histórico de Sobral. Problematiza-se aqui o descaso dopoder público e o desconhecimento da população em relação ao Patrimônio Histórico de Sobral,vítima de ações políticas que não demonstraram nenhum cuidado por este legado cultural e quemesmo assim, recebeu uma contribuição no aumento de seu acervo em períodos difíceis de Sobral.E em seguida comentamos sobre o que está estimulando a preservação do Patrimônio HistóricoCultural atualmente.Downloads
Referências
BEZERRA, José Ricardo de Cruz. O Patrimônio Histórico no Ensino de História. Fortaleza,
Monografia (Especialização em Metodologia do Ensino de História) pela Universidade
Estadual do Ceará.
CIRCE, Bittencourt (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1992.
GIRÃO, Glória Giovana S. Mont'Alvene & SOARES, Maria Norma Maia. Sobral: História e Vida.
Sobral: Edições UVA, 1997.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Imaginário da Cidade: visões literárias do urbano. Paris, Rio de
Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.
SOARES, José Teodoro. A Idéia de Modernidade em Sobral. Fortaleza: Edição UFC/Edições
UVA, 2000.
SOUZA, Simone. História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.