NEWTON CRAVEIRO E O MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA EM SOBRAL/CE

Autores

  • Aline Monteiro Alves, Prof. Dr. Francisco Alencar Mota

Resumo

O presente trabalho procura analisar como se deu o movimento escolanovista na cidade deSobral, CE, através do trabalho desempenhado por Newton Craveiro, nas duas primeirasdécadas do século XX, assim como a contra-reação sofrida por este educador nessa cidade,tendo como opção metodológica a pesquisa documental em jornais que circularam em âmbitoregional à época e em arquivos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A LUCTA, 21 de Novembro de 1917, n.185, ano 04.

___________. Quem é o Sertanejo. 27 de Setembro de 1916, n. 125, ano 03.

ANDRADE, Francisco Ari de. A revolução de 1912 e a educação para a liberdade no Ceará.

In. CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (Org.).História e Memória da Educação no Ceará.Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002. 300p.

ARAÚJO, Francisco Sadoc de. Origem da Cultura Sobralense. Sobral, Edições UVA, 2005.

___________. Cronologia Sobralense vol.III. Sobral: Imprensa Universitária, 1974.

___________. Cronologia Sobralense vol.IV. Sobral: Imprensa Universitária, 1985.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos –

INEP. Estudo Sobre o Ceará. Brasília, DF, 1955.

CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (org). História e Memória da Educação no Ceará.

Fortaleza, Imprensa Universitária, 2002.

__________ . João Hippolyto de Azevedo e Sá: o espírito da reforma educacional de 1922 no

Ceará. Fortaleza, Edições da UFC, 2000.

___________. ESCOLA, REFORMA E MODERNIDADE: por onde tem andado e o que tem

achado a história educacional no Ceará. In. CAVALCANTE, Maria Juraci Maia

(Org.).História e Memória da Educação no Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002.

p.

____________. As normalistas formandas de 1923 e a escola nova no ceará: o percurso de

Maria Gonçalves da Rocha Leal(1899-1980). In. CAVALVANTE, Maria Juraci Maia e

VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Escolas e Culturas: políticas, tempos e

terrítórios de ações educacionais.VIII Encontro Cearense de Históriadores da Educação e I

Encontro Cearense de Geografia da Eeducação. Fortaleza: Imprece, 2009. (CD-ROM)

_____________. O Livro de Leitura para as Crianças do Nordeste Brasileiro da Nova Escola

Primária do Ceará: o caso do João Pergunta (ou Brasil Sêcco) de Newton Craveiro. In.

Documentos. Revista do Arquivo Público do Estado do Ceará, n 02, História e Educação.

Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/ Arquivo Público do Estado do Ceará,

, p. 101-116.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Modernidade Pedagógica e Modelos de Formação

Docente. In. São Paulo em perspectiva (Revista). São Paulo: N 14, 2000.

___________. Molde Nacional e Fôrma Cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da

Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista, SP: EDUSF, 1998.

CORREIO DA SEMANA. Instruir não é educar. 31 de março de1930, n 1, ano XIII.____________. O Governo e a Família Brasileira. 03 de janeiro de 1931, ano XIII, n. 38.

CRAVEIRO, Newton. João Pergunta ou Brasil Seco. Fortaleza: SEDUC, 2005

___________. Repressão ao Bandistimo. O Nortista, 27 de julho 1913, n 42, ano I.

CURY, Carlos R. Jamil. Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. 4 ed. São

Paulo: Cortez – Autores Associados, 1988. (Coleção Educação Contemporânea).

EVANS-PRITCHARD, E.E. “Algumas reminiscências e reflexões sobre o trabalho de

campo”. In.: Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar Editores,

, pg. 243-255.

FREITAS, Nilson Almino de. Sobral, Opulência e Tradição. Sobral, Edições UVA, 2000.

FROTA, D. José Tupinambá da. História de Sobral. Fortaleza, Imprensa Oficial do Ceará –

IOCE, 1995.

GHIRALDELLI Jr, Paulo. História da Educação. 2a ed. São Paulo, Cortez, 2000.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Juazeiro do Padre Cícero. 4. ed. aum. – Brasília:

MEC/Inep, 2002. 178 p. (Coleção Lourenço Filho)

MATE, Cecília Hanna. Tempos Modernos na Escola: os anos 30 e a racionalização da

educação brasileira. Bauru, SP: EDUSC; Brasília, DF: INEP, 2002.

PALMEIRA, Moacir; HEREDIA, Beatriz M. Alísia de. Política Ambígua. In. P. Birman; R.

Novais; S. Crespo. (Orgs.). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1997.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 19 Ed. Petrópolis, Vozes,

SANTOS, Chrislene Carvelho dos; ARAGÃO, Juliana. Experiência Liberal no Sertão:

Deolindo Barreto e a Impressa de Oposição. In. COSTA FALCÃO, Cleire Lima da;

FALCÃO SOBRINHO, José; SOUSA, Raimundo Nonato Rodrigues de; MOTA, Francisco

Alencar.(orgs.). Semi-Árido: diversidades naturais e culturais. Fortaleza, Expressão Gráfica,

246 p.

TEIXEIRA, Carla Costa. DECORO PARLAMENTAR: esfera privada e domínio público. In.

PALMEIRA, Moacir; GOLDMAN, Marcio.(Orgs.) Antropologia, voto e representação

política. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1996.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as Lições de Coisas:análise dos fundamentos

filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção

Educação Contemporânea)VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS, Isabel Sabino. História da Educação no Ceará: sobre

promessas, fatos e feitos. Fortaleza, Edições Demócrito Rocha, 2002.

_______________. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano

Editora, 2003.

Downloads

Como Citar

Prof. Dr. Francisco Alencar Mota, A. M. A. (2018). NEWTON CRAVEIRO E O MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA EM SOBRAL/CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 4(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/76

Edição

Seção

ARTIGOS