SOBRAL, BATALHAS DE RAP E DIREITO À CIDADE NA PRODUÇÃO DE REGIMES DE HISTORICIDADE: PERSPECTIVAS DE UM PROJETO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DO HIP HOP
Resumo
A partir da análise das batalhas de rap realizadas em Sobral e das narrativas orais de MC’s e agentes culturais locais, compreendemos o movimento Hip Hop como uma via de efetivação do “Direito à Cidade”, na medida em que reivindica e ocupa espaços, produz territorialidades e constrói relações espaço-temporais. A pesquisa identifica a emergência de um regime de historicidade periférico, em contraposição à temporalidade hegemônica instituída pela historiografia e pelo patrimônio oficial da cidade. Neste artigo, destacamos as práticas político-pedagógicas que o projeto artístico, social e estético do Hip Hop sobralense ativa, evidenciando-o como um campo de produção de saberes das margens e de experiências formativas populares. As reflexões propostas buscam contribuir para o debate sobre as pedagogias urbanas e contra-coloniais que emergem das periferias, como formas de revitalização das utopias e das possibilidades de “esperançar”.Downloads
Referências
ABREU, M. S. O conflito entre apropriação e dominação nas Batalhas de Rap em Florianópolis (SC). RUA, v. 28, n. 2, p. 433–450, 2022.
ARAÚJO, Edcarlos da Silva. Patrimônio, política e passado: o tombamento do Sítio Histórico de Sobral-CE, 1995-2020 / Edcarlos da Silva Araujo. - 2021. 198f.: il. Dissertação (mestrado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História e Espaços, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. Orientador: Prof. Dr. Helder do Nascimento Viana.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BUTLER, Kim; DOMINGUES, Petrônio. Diásporas imaginadas: Atlântico Negro e histórias afro-brasileiras. São Paulo: Perspectiva, 2020.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o “direito à cidade”. Revista Direito e Práxis, v. 11, n. 1, p. 349–369, 2020.
COLUCCI, Danielle; SOUTO, Marcus. Espacialidades e territorialidades: conceituação e exemplificações. Geografias, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 114–127, 2011.
FERREIRA, Afonso Vieira. A cidade na história: concepções de cidade e uma breve leitura da produção de espacialidades urbanas. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 1, Tocantins, 2023.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: UCAM/CEAA, 2001.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HARVEY, David. O direito à cidade. Lutas Sociais, n. 29, p. 73–89, 2012.
HARTOG, François. Regime de historicidade. KVHAA Konferenser, n. 37, p. 95–113, Estocolmo, 1996. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dh/heros/excerpta/hartog/hartog.html>
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARTINS, Rosana. Hip hop, arte e cultura política: expressões culturais e representações da diáspora africana. Em Questão, v. 19, n. 2, p. 260–282, 2013.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
PIRES, Juliana Torres. Caminhos para pensar a produção do espaço em Henri Lefebvre e as relações corpo-cidade. GeoPUC, v. 11, n. 21, p. 84–104, 2018.
ROCHA, Thiago Braga Teles da. “Apelando para a justiça de Deus, na voz da História”: a fabricação de passados por padres em Sobral (1922–1991). Tese (Doutorado em História) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SOUSA, Vicente de Paulo. A poesia como narrativa do espaço: o bairro e o lugar sob a dinâmica do território na periferia de Sobral-CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2019.
TAVOLARI, Bianca. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. Novos Estudos CEBRAP, v. 35, p. 93–109, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.
