EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS DO CENTRO DE ENSINO RURAL DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN

Autores

  • Izabel Cristina da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Palavras-chave: Étnico-Racial. Bisaco da Leitura. Identidade.

Resumo

O presente trabalho trata do relato de experiência em seis escolas públicas que integram o Centro Rural de Ensino do Município de Caicó – RN. A partir das Lei nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 que tornam obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas nos estabelecimentos de ensino brasileiros, foi necessário e urgente adequar o currículo das escolas que integram o Centro Rural de Ensino do Município de Caicó – RN. Nessa perspectiva partimos do pressuposto de que a Educação Étnico-Racial precisa ir muito além de uma celebração no dia da consciência Negra, 20 de novembro, é necessário um trabalho que esteja integrado a prática pedagógica no decorrer do ano letivo.  Assim, elaboramos um planejamento considerando esse olhar de continuidade. Dentre as ações inserimos o Bisaco da leitura Étnico-Racial, a partir desse recurso didático os alunos tem acesso a literatura Afro-brasileira e indígena que não estão disponíveis em ambiente escolar e nem tão pouco nos lares dos alunos. A partir dessa ação inserimos uma ampla literatura, desde história em quadrinhos a releituras de clássicos. A partir desse trabalho observamos a ampliação do conhecimento em relação a sua própria história, o resgate da própria identidade, além do letramento a partir da literatura étnico-racial.  

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Referências

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: SECAD, 2004

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KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Silva, I. C. da. (2025). EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS DO CENTRO DE ENSINO RURAL DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/646

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS