ATIVIDADES E RECURSOS GEOEDUCATIVOS NOS GEOPARQUES BRASILEIROS
Palavras-chave:
Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, GeoeducaçãoResumo
A Geoeducação é uma importante estratégia para a geoconservação da geodiversidade. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é identificar as tipologias das principais atividades e recursos geoeducativos dos geoparques mundiais da Unesco no Brasil: Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava, Quarta Colônia (RS) e Uberaba (MG). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratória descritiva, busca identificar quais tipos de recursos geoeducativos são desenvolvidos nos geoparques a partir de levantamento bibliográfico em publicações científicas. Como resultado foram identificadas uma diversidade de atividades e recursos geoeducativos, os quais foram agrupados em cinco categorias: livros didáticos, paradidáticos e revistas em quadrinhos; jogos didáticos; modelos didáticos concretos e virtuais; georoteiros, guia, trilhas e passeios virtuais, e; materiais informativos. Conclui-se, portanto, que a maior parte das atividades e recursos geoeducativos são desenvolvidos in situ (ex.: geossítios e sedes dos geoparques), mas também ex situ (ex.: escolas), estratégias que corroboram para uma maior disseminação das ações dos geoparques e a conscientização da população acerca da importância da conservação da geodiversidade.Downloads
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