ATIVIDADES E RECURSOS GEOEDUCATIVOS NOS GEOPARQUES BRASILEIROS

Autores

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoeducação

Resumo

A Geoeducação é uma importante estratégia para a geoconservação da geodiversidade. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é identificar as tipologias das principais atividades e recursos geoeducativos dos geoparques mundiais da Unesco no Brasil: Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava, Quarta Colônia (RS) e Uberaba (MG). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratória descritiva, busca identificar quais tipos de recursos geoeducativos são desenvolvidos nos geoparques a partir de levantamento bibliográfico em publicações científicas. Como resultado foram identificadas uma diversidade de atividades e recursos geoeducativos, os quais foram agrupados em cinco categorias: livros didáticos, paradidáticos e revistas em quadrinhos; jogos didáticos; modelos didáticos concretos e virtuais; georoteiros, guia, trilhas e passeios virtuais, e; materiais informativos. Conclui-se, portanto, que a maior parte das atividades e recursos geoeducativos são desenvolvidos in situ (ex.: geossítios e sedes dos geoparques), mas também ex situ (ex.: escolas), estratégias que corroboram para uma maior disseminação das ações dos geoparques e a conscientização da população acerca da importância da conservação da geodiversidade.

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Biografia do Autor

Raile Mota de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu

Angélica Soares de Sousa Varela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor titular do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA) e do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Universidade Regional do Cariri (PROFGEO-URCA).

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

Moura, R. M. de, Varela, A. S. de S., & Albuquerque , F. N. B. de. (2024). ATIVIDADES E RECURSOS GEOEDUCATIVOS NOS GEOPARQUES BRASILEIROS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(18), 25–43. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/570