A ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO MUNICÍPIO DE SOBRAL (CE): A JORNADA AMPLIADA E A RELAÇÃO COM A ESCOLA REGULAR

Autores

  • Andrea Abreu Astigarraga

Resumo

Este estudo pretende mostrar algumas possibilidades do processo de inclusão socioeducativa, por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A principal bibliografia fontes foram: Graciani (1997); Gohn (1997); Enguita (1989); e PETI Operacional Manual (2000). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa etnográfica, utilizando técnicas de observação participante, entrevistas e análise de documentos. Até enfocando “os piores tipos” de trabalho infantil, o PETI não modifica as condições e perspectivas dos seus próprios beneficiários. Os ganhos obtidos poderiam caracterizar uma modalidade de educação compensatória. É possível questionar se políticas universais mais ampliadas poderia ser mais eficiente. A análise do discurso do monitor sobre o trabalho ampliado dia e dos professores da escola regular, mostra que é necessário esclarecer o concepções sobre o trabalho e sobre a exploração do trabalho infantil-juvenil, a necessidade de critérios mais claros para selecionar monitores para a jornada de trabalho ampliada, condições estruturais e nos recursos pedagógicos, necessidade de melhor publicidade do programa na comunidade escolar, conexão entre o programa e a escola regular, elaboração e supervisão de uma proposta pedagógica voltada para a ação sócio-pedagógica inclusão das crianças nas suas famílias e na escola, bem como cursos de formação contínua para monitores e professores.

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Referências

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Como Citar

Astigarraga, A. A. (2018). A ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO MUNICÍPIO DE SOBRAL (CE): A JORNADA AMPLIADA E A RELAÇÃO COM A ESCOLA REGULAR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/51