SENSORIAMENTO REMOTO E ANÁLISE TEMPORAL DE DADOS NDVI EM ÁREAS DO MACIÇO RESIDUAL DE ÁGUA BRANCA E SEU ENTORNO, SEMIÁRIDO DE ALAGOAS

Autores

  • Joao Pedro Avelino dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Magda Campos Lima
  • Raquel Oliveira Alves
  • Flávia Jorge de Lima

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, NDVI, Uso e Cobertura da Terra.

Resumo

C Com o advento das geotecnologias, as análises temporais para o uso e cobertura da terra tornaram-se mais eficazes. As novas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, auxiliadas pelo imageamento de satélites e outros Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), propiciaram o melhoramento para o planejamento e gestão territorial. O Maciço Residual de Água Branca apresenta uma vasta diversidade paisagística, que dentre outras características, pode apresentar áreas potencialmente agricultáveis. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo principal analisar as modificações ocorridas na cobertura vegetal em áreas do Maciço Residual de Água Branca e entorno nos últimos anos. A metodologia pautou-se na coleta, análise e processamento de dados em ambiente SIG, optando pela utilização do cálculo do NDVI, para as análises de uso e cobertura da terra. Como resultados, foi possível identificar decréscimo da cobertura vegetal ao longo dos anos e um acréscimo de áreas destinadas a pequena agricultura e ao plantio de pastagens, bem como, notou-se que a área de estudo que compreende o Maciço é consideravelmente pouco urbanizada.  Por fim, conclui-se que as análises sobre o uso e cobertura da terra constitui um passo importante na promoção de planos de gestão territorial que tenham como premissa o uso da paisagem a partir do entendimento das suas limitações e potencialidades de uso pela sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. B. B. Análise espaço temporal com o suporte em geotecnologias da área de proteção ambiental Bonfim-Guaraibas/RN. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
AUGUSTO, R. C. A Cartografia de Paisagens e a perspectiva geossistêmica como subsídios ao planejamento ambiental. Ver. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 12, n. 1, 2016, p. 144-153.
BARROS, A.H.C.; ARAÚJO FILHO, J.C. de; SILVA, A.B. da; SANTIAGO. G.A.C.F. Climatologia do Estado de Alagoas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento n.211. Recife: Embrapa Solos, 2012, 32p.
BRITO NETO, R. T. et. al. Determinação de valores físicos de imagens TM/Landsat-5 utilizando a linguagem legal para obter índices de vegetação. II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Anais; Recife – PE, 2008.
BRITO NEVES, B. B.; VAN SCHMUS, W. R.; KOZUCH, M.; SANTOS, E. J. PETRONILHO, L. A Zona Tectônica de Teixeira Terra Nova – ZTTN – Fundamentos da Geologia Regional e Isotópica. Geol. USP Sér. Científica, v.5 (1), 2009, p. 57-80.
CAVALCANTI, L. C. S. Geossistemas no Estado de Alagoas: uma contribuição aos estudos da natureza em geografia. 2010. 137f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. Brasília, 2013. 353p.
FLORENZANO, T.G. Iniciação em Sensoriamento Remoto. 3ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 128p.
LANG, S.; BLASCHKE, T. Análise da paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos. 2009. 424p
LIMA, D. R. M. DLUGOSZ, F. L. IURK, M. C. PERSK, V. A. Uso de NDVI e SAVI para caracterização da cobertura da terra e análise temporal em imagens rapideye. Revista Espacios, v. 38, n 36, 2017, 7p.
MASCARENHAS, J. C. BELTRÃO, B. A. SOUZA JUNIOR, L. C. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea do Estado de Alagoas. 22f. (Diagnóstico do Município de Água Branca). CPRM: Recife, agosto/2005.
MELO, R. F. T. Evolução geomorfológica em bases paleoclimáticas do maciço estrutural de Água Branca - al. Tese (Doutorado em Geografia) – Depart. de Ciências Geográficas, Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE, 2019. 197p.
MELO, R. F.T. Evolução dos depósitos de encosta no leque Malaquias e lagoa das pedras no entorno do maciço estrutural da Serra de Água Branca. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofias e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
NOVO, E. L. M. Sensoriamento Remoto. Princípios e Aplicações. Editora Blucher, 3 ed., São Paulo, 2008.
PONZONI, F. J., SHIMABUKURU, Y.E. Sensoriamento remoto no estudo da vegetação. São José dos Campos: A. Silva Vieira, 2009. 127 p.
RIBEIRO, L. F. B. Processos Exógenos na Elaboração do Relevo. In: Dinâmica do Relevo: Quantificação de Processos Formadores. Org., HACKSPACHER, P. C. São Paulo: Editora UNESP, p. 53-87, 2011.
SANTIAGO, M.M.; ALVES da Silva, H.; OLIVEIRA, T.H; GALVINCIO, J.D. Análise da Cobertura Vegetal Através dos Índices de Vegetação (NDVI, SAVI e IAF) no Entorno da Barragem do Botafogo-PE. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 14, 2009, Natal. Anais... São José dos Campos: INPE, 2009, p. 3003-3009.
SANTOS, J. P. A.; SILVA, A. F.; SILVA, C. V.; SANTOS, W. V.; LIMA, F. J. Caracterização geomorfológica do maciço de Água Branca e seu entorno: uma primeira aproximação. Rev. REGNE, Vol. 5, Nº Especial, (2019).
SANTOS, L. F. L. DIAS, M.S. SILVA, D. G. Análise da influência climática antrópica na dinâmica do uso da terra na bacia do riacho Piancozinho PE/PB. Anais II CONIDIS. v.1. Editora Realize, Campina Grande, 2017.
SOUZA, Guilherme Marques de. Modelagem ambiental para a delimitação de brejos de altitude com estudo de casos para os maciços da Aratanha, Maranguape, Juá e Conceição – estado do Ceará. 139p. Dissertação de mestrado acadêmico – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, programa de pós-graduação em Geografia, Fortaleza, 2014.
ZAAL. Zoneamento Agroecológico de Alagoas, 2013. Disponível em: < http://www.ima.al.gov.br/servicos/downloads/download-de-dados-vetoriais/> Acesso em Jul. de 2018.

Downloads

Publicado

08-08-2020

Como Citar

Avelino dos Santos , J. P. ., Campos Lima, M. ., Oliveira Alves, R., & Jorge de Lima, F. . (2020). SENSORIAMENTO REMOTO E ANÁLISE TEMPORAL DE DADOS NDVI EM ÁREAS DO MACIÇO RESIDUAL DE ÁGUA BRANCA E SEU ENTORNO, SEMIÁRIDO DE ALAGOAS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(1), 164–177. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/437