A CRÍTICA SOCIAL NO ROMANCE: O MÉDICO E O MONSTRO NA ERA VITORIANA

Autores

  • José Brendo Cruz Vasconcelos Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA
  • Francisco Denis Melo Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar como o romance pode servir como forma de crítica social ao contexto histórico em que foi publicado. No caso analisaremos a clássica obra O médico e o monstro, escrita por Robert Louis Stevenson no século XIX, durante a Era Vitoriana. Em uma Inglaterra que ainda no século anterior o romance veio a se tornar o mais popular dos gêneros literários do país, buscando mostrar a literatura como fonte da história daquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Brendo Cruz Vasconcelos, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

Aluno do curso de História da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA e bolsista do programa Residência Pedagógica

Francisco Denis Melo, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

Professor do curso de História da Universidade Estadual do Vale do Acaraú e orientador do trabalho.

Referências

BRAÚNA, Dércio. Assombração na História: História, Literatura e Pensamento Pós-Colonial. Fortaleza: Deleatur, 2015.

CHALHOUD, Siney; AFFONSO, Leonardo de Miranda. A História Contada: Capítulos de História Social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1998.

CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre: Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

FLORES, Élio Chaves/ VASCONCELOS, Iris Helena Guedes. A ERA VITORIANA: A DURAÇÃO DE UM REINADO. São Paulo: FTD, 2000.

HERICKS, Filipe. Monstruosidade e Degeneração Em Londres No Século XIX: O Estranho Caso De Dr. Jekyll E Mr. Hyde. Monografia de Licenciatura. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2017.

GAY, Peter. A Experiência Burguesa da Rainha Vitória a Freud: A Educação dos Sentidos. São Paulo: Companhia de letras, 1998.

GAY, Peter. Represálias Selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens, Gustave Flaubert e Thomas Mann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

JUNIOR, Juarez Monteiro de Oliveira. Direito e Intolerância em “O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson. Disponível em:

http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/juarez_monteiro_de_oliveira_junior.pdf. Acesso em: 28/02/2019.

MARX, Karl/ FRIEDRICH, Engels. Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

MORAIS, Flávia Domitila Costa. A Evolução da Modernidade na Filosofia e na Literatura: A Literatura Vitoriana Como Tradução Moralizante no Ensino de Uma Época. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual De Campinas. São Paulo, 1999.

PEREIRA, Israel Bernardo. Uma Reinterpretação da Dualidade: Análise da Representação do Personagem Duplo Jekyll/ Hyde em O Médico e o Monstro e a Liga Extraordinária. Monografia de Licenciatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

ROSA, Carlos Augusto de Proença. A História da Ciência: O Pensamento Cientifico e a Ciência no Século XIX. 2ª Edição Brasília: FUNAG, 2012.

RÉMOND, René. O século XIX -1814-1915. São Paulo, Cultrix, 1989.

SANTANA, Luciana Wolff Apolloni; SENKO, Elaine Cristina. Perspectivas da Era Vitoriana: sociedade, vestuário, literatura e arte entre os séculos XIX e XX. Revista Diálogos Mediterrânicos n. 10. Coritiba, p. 189 a 215, jun. 2016.

SHEARMAN, Deirdre. Os Grandes Lideres: Rainha Vitória. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

SHELLEY, Mary. Frankstine. Rio de Janeiro: DarkSide BOOKS, 2017.

SHELLEY, Mary. STOKER, Bram. STEVENSON, Robert Louis. Frankenstein. Drácula. O Médico e o Monstro. São Paulo: Martin Claret, 2017.

STEVENSON, Robert Louis. O Médico e o Monstro. Porto Alegre. L&PM, 2016.

WATT, Ian. A Ascensão do Romance: Estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia de Letras, 2010.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Vasconcelos, J. B. C., & Melo, F. D. (2019). A CRÍTICA SOCIAL NO ROMANCE: O MÉDICO E O MONSTRO NA ERA VITORIANA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 161–176. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/314

Edição

Seção

ARTIGOS