O BLVESMAN NO DISCURSO DE RESISTÊNCIA: O RAP DE BACO EXU DO BLUES

Autores

  • Luiz Gomes da Silva Neto Programa de Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Faculdade Luciano Feijão - FLF.
  • Francisca Denise Silva do Nascimento Universidade Federal do Ceará – UFC / Campus Fortaleza-CE.
  • Marcos César de Sousa Melo Universidade Federal do Ceará – UFC/Campus Fortaleza-CE
  • Luiz Achilles Rodrigues Furtado Pós-doutor em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Resumo

O rap traz formas de discurso que representam inúmeras manifestações de resistência contra diversos tipos de opressão, que podem ser entendidas como processos de superação da pobreza política. Pensando nessa perspectiva, este trabalho discute os letramentos de reexistência do rapper e compositor Baco Exu do Blues, especificamente em seu álbum Blvesman, que podem influenciar nos discursos de enfrentamento da pobreza política. A metodologia utilizada é a Análise Discursiva, ancorada, principalmente, em autores como Orlandi, Bakhtin e Michel Foucault, através dos quais buscou-se refletir sobre a forma de subjetivação constitutiva do sujeito a partir do discurso. O estudo mostra-se pertinente por elencar evidências para pesquisas futuras acerca de letramentos de reexistência e a relação com a práxis de resistência cultural, que implica em produções musicais que carregam experiências familiares, vivências culturais e comunitárias, evidenciando o rap como interessante instrumento de aprendizagem.Palavras-chave: Resistência. Análise do Discurso. Rap.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gomes da Silva Neto, Programa de Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Faculdade Luciano Feijão - FLF.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Sobral. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família pela UFC/Campus Sobral. Pós-graduando do Programa de Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Faculdade Luciano Feijão - FLF. Extensionista do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades - LAEDDES.

Francisca Denise Silva do Nascimento, Universidade Federal do Ceará – UFC / Campus Fortaleza-CE.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/Campus Fortaleza-CE.

Marcos César de Sousa Melo, Universidade Federal do Ceará – UFC/Campus Fortaleza-CE

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/Campus Fortaleza-CE. E-mail: smarcocesar@hotmail.com

Luiz Achilles Rodrigues Furtado, Pós-doutor em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Pós-doutor em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Referências

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14 ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Oliveira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BULFINCH, T. O livro de ouro da mitologia (a idade da fábula): histórias de deuses e heróis. 26 ed., Tradução de David Jardim Júnior. Ediouro Publicações S/A - Rio de Janeiro, 2002.

BOURDIEU, P. O desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo, Perspectiva, 1979.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CARVALHO, T. V. A identidade do movimento hip-hop curitibano a partir da análise do discurso de letras de música de rap. Dissertação (mestrado), Biblioteca de Ciências Humanas e Educação - UFPR. Curitiba, 2011.

COSTA, O. S. Exu, o orixá fálico da mitologia nagô-yorubá: demonização e sua ressignificação na Umbanda. Dissertação [mestrado]. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia: PUC-GOIÁS, 2012.

DAMASCENO, D. F. O mundo de Wakanda e seu rei: análises. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, n. 2, 2017. Disponível em:<https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4019/2805>. Acesso em 8 de fev. de 2019.

DEMO, P. Pobreza Política. Editora Autores Associados, 6 ed., Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 1996.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 29 ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Laura de Almeida Sampaio. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

FOUCALT, M. Genealogía del Racismo: De la guerra de razas al racismo de Estado. Madrid, Ed. de La Piqueta, trad. del francés Alfredo Tzveibely. Presentación de Tomás Abraham, 1992.

FISCHER, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, v. 21, n. 2, 2003. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/9717/8984>. Acesso em 9 de jan. de 2019.

FREUD, S. O Inconsciente (1915). In: Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FERNANDES, A. C. F. O rap e o letramento: a construção da identidade e a constituição das subjetividades dos jovens na periferia de São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, 2014.

GUIMARÃES, A. S. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo, Editora 34, 1999.

GEGe, Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2009.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo de Menezes. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 3. ed. São Paulo: Cortez; 1993.

MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

NEVES, P. S. C. Luta antirracista: entre reconhecimento e redistribuição. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 59, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n59/a06v2059.pdf>. Acesso em 5 de fev. de 2019.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8 ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2005.

PÊCHEUX, M. O discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2006.

SANTOS, S. A. Os rappers e o ‘rap consciência’: novos agentes e instrumentos na luta antirracismo no Brasil na década de 1990. Sociedade & Cultura, v. 11, n. 2, 2008. Disponível em:<http://www.redalyc.org/html/703/70311249004/>. Acesso em 9 de jan. de 2019.

SANTANA, A. P. Grupo terapêutico no contexto das afasias. Revista Distúrbios da Comunicação, v. 27, 2015. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18313>. Acesso em 11 de fev. de 2019.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de Reexistência poesia, grafite, música, dança: hip-hop. 1 ed. Parábola, 2011.

SOUSA, R. L. As vozes da África: o gueto forja sua cultura. In: Apresentação Hip-Hop. (Vários autores). Cultura Crí-ti-ca: revista cultural da apropuc-sp, 2011. Disponível:<https://thifanipostali.files.wordpress.com/2013/02/cultura14.pdf>. Acesso em 1 de jan. de 2019.

SILVA NETO, L. G. Música, Cultura e Resistência: a aprendizagem musical como forma de transformação social. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Curso de Psicologia, Sobral, 2017.

SIGNOR, R., PEREIRA, M. M. A. A leitura e escritura na clínica e na escola: O gênero crônica na prática voltada para o “ensino” da língua em contextos de sentidos. Anais do Enelin, 2011. Disponível em:. Acesso em 9 de fev. de 2019.

SILVA, R. P. O Blues como uma estrutura fundamental do Jazz: progressões lineares não-tonais e técnica de redução schnkeriana adaptada ao contexto afro-americano. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em:. Acesso em 6 de fev. de 2019.

SUSTERMAN, R. Estética rap: violência e a arte de ficar na real. In: DARBY, D.; SHELBY, T. Hip hop e filosofia. Tradução de Martha Malvezzi Leal. São Paulo: Madras, 2006.

TAPERMAN, R. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. 1ª ed., São Paulo: Claro Enigma, 2015.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

da Silva Neto, L. G., Nascimento, F. D. S. do, Melo, M. C. de S., & Furtado, L. A. R. (2019). O BLVESMAN NO DISCURSO DE RESISTÊNCIA: O RAP DE BACO EXU DO BLUES. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 122–140. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/312

Edição

Seção

ARTIGOS