INÉDITOS E DISPERSOS: NOTAS SOBRE AUTONOMIA POÉTICA EM ANA CRISTINA CESAR SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Alessandra Zelinda Sousa Bessa Universidade Federal do Ceará - UFC.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um debate acerca da autonomia literária em Inédito e Dispersos (1985) de Ana Cristina Cesar sob o prima de Pierre Bourdieu. Nessa perspectiva faremos uma reflexão sobre a teoria de campos de  As regras das artes (1996). Analisaremos a estética da poesia de Cesar em debate com a autonomia literária. Entendemos os aspectos do simbólico, do registro do acaso, da fragmentação do pensamento e do uso excessivo de figuras de linguagem corroboram as concepções de Bourdieu. Já que mostram, no espaço de campos políticos, a ruptura hegemônica da forma. Concluímos que a literatura de Cesar aparece como manifestação artística independente a partir do espaço interpretativo dos leitores, revelando os campos de poderes, amplitude do imaginário e do inconsciente simbólico. ADORNO(2003), AGAMBEN(2008), BARTHES(2010) e RANCIÈRE(2009), dentre outros estudiosos, são alguns dos autores que representam nosso aporte teórico.Palavras-chave: Autonomia, Literatura., Ana Cristina Cesar, Pierre Bourdieu.

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Biografia do Autor

Alessandra Zelinda Sousa Bessa, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

Bessa, A. Z. S. (2019). INÉDITOS E DISPERSOS: NOTAS SOBRE AUTONOMIA POÉTICA EM ANA CRISTINA CESAR SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 112–121. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/311